Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que sai "fumaça" pela boca quando está frio?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Maio de 2022 às 18h30

Link copiado!

westend61/envato
westend61/envato

É normal sair "fumaça" pela boca quando está frio, mas nem todos sabem o porquê. Diferente da fumaça de uma fogueira ou de um cigarro, por exemplo, nada está sendo queimado. O que acontece é que, quando a temperatura externa está muito baixa, o ar expelido a 37ºC resfria com muita rapidez.

Quando o ser humano inspira, o corpo absorve oxigênio, e quando expira, os pulmões expelem dióxido de carbono, mas a respiração também contém umidade. Como a boca e os pulmões estão úmidos, cada vez que se expira, também é exalado vapor d'água, quase imperceptível. Quando está frio, essas moléculas se agrupam e se convertem na forma líquida.

Trata-se de um processo chamado de condensação: o estado gasoso convertido para líquido. O vapor em sua respiração se condensa em muitas gotículas, que podem ser vistas como uma espécie de névoa. Quando a temperatura externa não está tão baixa, o vapor de água permanece invisível.

Continua após a publicidade

Esse efeito de condensação também acontece com os copos e garrafas geladas que "transpiram", ou das janelas que embaçam em um carro fechado, por exemplo. O processo é considerado natural e não deve ser motivo de preocupação, mas o frio intenso pode fazer mal ao corpo humano, por isso é preciso tomar cuidado ao se expor a locais de temperaturas muito baixas.

Não existe uma temperatura exata para que essa névoa aconteça, porque isso exige muitos fatores ambientais além da temperatura, como a umidade no ar, por exemplo. Os cientistas apontam que, quando a temperatura chega perto dos 7° C, já é bem provável que esse fenômeno aconteça.

Fonte: Sciencing, Business Insider, National Geographic