Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por quanto tempo um vírus permanece na roupa?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Maio de 2022 às 12h25

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Com a ascensão da pandemia de covid-19, muito se prestou atenção na presença viral em superfícies. No entanto, como você provavelmente já imagina, outros vírus já existiam muito antes. Por isso, já se aglomeram estudos em que os cientistas tentam responder por quanto tempo um vírus permanece nas nossas roupas.

Segundo um artigo publicado na revista The New England Journal of Medicine, algumas pequenas partículas virais podem flutuar no ar por cerca de meia hora, mas dificilmente permanecem nas roupas, por causa da aerodinâmica. “As gotículas são pequenas o suficiente para se moverem no ar ao redor de seu corpo e roupas", diz o estudo.

Os especialistas esclarecem esse ponto de vista, acrescentando que, à medida que nos movemos, empurramos o ar para fora do caminho, e a maioria das gotículas e partículas também são empurradas para fora do caminho. Com isso, alguém teria que expelir uma grande quantidade de gotículas através da fala para que pousassem em nossas roupas.

Continua após a publicidade

Então o que o estudo propõe é o seguinte: se está parado por algum motivo (no escritório, no transporte público, no mercado, etc) e alguém espirra em você, as partículas podem impregnar sua roupa. No entanto, no resto do tempo, é possível ficar tranquilo, já que o corpo em movimento dispersa o ar e as partículas virais para longe de suas roupas, como resultado da física simples.

Em contrapartida, segundo uma pesquisa da University of Arizona (EUA), quando se lava as roupas íntimas, há cerca de 100 milhões de bactérias chamadas Escherichia coli na água, e elas podem ser transmitidas para as próximas roupas através da matéria fecal, capaz de transportar germes e vírus responsáveis pela hepatite A e pela salmonela. Além disso, estafilococos (outro micro-organismo) podem ser encontrados em roupas e toalhas.

Por quanto tempo o vírus permanece na roupa?

Continua após a publicidade

Considerando os fatores anteriormente apresentados, o vírus pode permanecer na roupa por até três dias (72 horas), mas em superfícies porosas, o vírus pode se tornar inviável (não perigoso) após apenas alguns minutos. As informações vêm de um estudo conduzido pela De Montfort University, no Reino Unido.

Já um estudo de 2005 publicado na Clinical Infectious Diseases testou diferentes quantidades de amostras virais em um vestido de algodão, e concluiu que dependendo da concentração do vírus, leva cinco minutos, três horas ou até 24 horas para ficar inativo.

Concentrados em entender por quanto tempo um vírus permanece na roupa, os pesquisadores apontaram: “Mesmo com uma carga de vírus relativamente alta na gotícula, foi observada uma rápida perda de infectividade”. Para conter as bactérias, especialistas recomendam o uso de água sanitária e água quente. Mas na falta de água sanitária (ou caso não possa usar em uma determinada roupa), alvejantes sem cloro podem ajudar.

Continua após a publicidade

Fonte: The New England Journal of MedicineThe New York Times, LinenBeauty