Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Germes! Será que a máquina de lavar limpa mesmo sua roupa?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Maio de 2022 às 08h30

Link copiado!

choreograph/envato
choreograph/envato

Como saber se a máquina de lavar tira mesmo os germes da sua roupa? Em artigos científicos, especialistas anunciam que a roupa pode ficar ainda mais suja depois de lavar, uma vez que as máquinas estão cheias de bactérias. Sem que as pessoas percebam, essa pode ser uma causa silenciosa para diversas doenças.

Segundo uma pesquisa da University of Arizona (EUA), quando se lava as roupas íntimas, há cerca de 100 milhões de bactérias chamadas Escherichia coli na água, e elas podem ser transmitidas para as próximas roupas através da matéria fecal, capaz de transportar germes e vírus responsáveis pela hepatite A e pela salmonela. Além disso, estafilococos (outro micro-organismo) podem ser encontrados em roupas e toalhas.

Se alguém estiver doente em casa, a roupa pode estar contaminada, e a exposição a germes pode ocorrer ao manusear roupas sujas ou transferir roupas molhadas da lavadora para a secadora. Vale prestar atenção no fato de que as bactérias podem sobreviver por semanas e, sob algumas condições, crescer em roupas armazenadas.

Continua após a publicidade

Os cientistas alertam que roupas infantis, especialmente as íntimas, tendem a carregar um número ainda mais preocupante de micro-organismos. Com isso, lavar as mãos da maneira correta — em todas as superfícies das mãos, inclusive entre os dedos e embaixo das unhas — pode ser um hábito essencial na tarefa de te proteger dessas possíveis doenças.

Como combater os germes ao lavar a roupa

Para conter as bactérias, só o sabão não basta: os especialistas recomendam o uso de água sanitária e água quente. Mas na falta de água sanitária (ou caso não possa usar em uma determinada roupa), alvejantes sem cloro podem ajudar. Outra dica dos cientistas é limpar periodicamente a máquina de lavar com alvejante e água, com a máquina no ciclo normal, mas sem nenhuma roupa.

Continua após a publicidade

Evitar a secadora e deixar as roupas secarem ao Sol também é uma boa opção para matar os germes, por conta da radiação ultravioleta presente nos raios solares.

Fonte: ABC News, The University of Arizona