Publicidade

PL que proíbe tatuagem em cachorros e gatos avança no Senado

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Julho de 2022 às 15h01

Link copiado!

Mstandret/Envato
Mstandret/Envato

Discussão sobre proibição de piercings e tatuagens em cachorros e gatos, com fins estéticos, avançou no Senado Federal. Na quarta-feira (6), a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 4.206/2020, que altera a Lei de Crimes Ambientais e estabelece pena de detenção e multa para quem comete estes tipos de maus-tratos.

Após ser aprovado pela CJJ, o PL deve ser votada em Plenário, mas a votação ainda não tem data definida para acontecer. Se a alteração apresentada pelo deputado Fred Costa for aprovada, poderá ser aplicada detenção de três meses a um ano e multa para quem realiza ou permite que cães e gatos sejam tatuados ou tenham piercings.

Continua após a publicidade

PL da tatuagem vale para outros animais?

Vale destacar que o PL se aplica exclusivamente para cachorros e gatos, ou seja, não tem efeito para outros tipos de animais, como bois, porcos ou cavalos. Nesse sentido, a alteração na lei não afeta procedimentos utilizados na identificação, rastreabilidade e certificação de animais de produção do agronegócio.

Continua após a publicidade

Tatuagens e piercings podem provocar complicações

"Além de provocar dor, as tatuagens expõem os animais a diversas complicações como o risco inerente aos procedimentos de sedação e anestesia, a possibilidade de reações alérgicas à tinta e ao material utilizado na tatuagem, de dermatites, infecções, cicatrizes, queimaduras, irritações crônicas e, em alguns casos, até de necrose da pele", pontuou o senador Alexandre Silveira, que foi relator da comissão.

Além do risco de inflamações e infecções, o relator alertou para os casos de lacerações de pele com o uso de piercings em cachorros e gatos. Eventualmente, o animal pode prender o acessório estético em alguma superfície e, com isso, provocar rasgos em sua pele.

Fonte: Senados Notícias (1) e (2)