Publicidade

Coronavírus | Fiocruz anuncia descoberta de mutações em variante brasileira

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Março de 2021 às 16h20

Link copiado!

IciakPhotos/Envato
IciakPhotos/Envato

Estamos vivendo, possivelmente, o pior período da pandemia da COVID-19, com os números e infecções e óbitos pelo coronavírus crescendo a cada dia. Uma das causas desse aumento é o surgimento de diferentes variantes do SARS-CoV-2, inclusive no Brasil, e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou novas informações sobre a variante brasileira.

De acordo com a fundação, que conduziu a pesquisa por cerca de nove meses junto à Rede Genômica Fiocruz, a variante brasileira conta com mutações que podem facilitar a contaminação das células humanas pelo vírus, além da multiplicação. Ainda segundo o estudo, foram encontradas alterações na proteína spike, aquela que acaba se prendendo ao coronavírus antes de entrar nas células.

Continua após a publicidade

A proteína spike, inclusive, vem sendo estudada desde o início da pandemia, sendo ela usada pelos anticorpos que são desenvolvidos no organismo na hora de combater a infecção pelo coronavírus. Os cientistas envolvidos no estudo deixam claro que ainda não há evidência de que a vacina da COVID-19 não seja eficaz contra a mutação, ainda que os resultados do estudo sugiram que as mutações se espalham pelas células de forma mais fácil, e que mais testes precisam ser realizados.

Os testes foram feitos em amostras de pacientes do Amazonas, Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Rondônia. No Amazonas, uma amostra mostrou alterações na sequência genética que está relacionada à linhagem B.1.1.28, enquanto quatro amostras da Bahia, uma do Paraná e duas do Alagoas foram caracterizadas como linhagem P1. Em Minas Gerais, uma amostra teve alteração na linhagem P.2 e duas no Maranhão, na linhagem B.1.1.33, que também contavam com a mutação E484K.

 

 

Continua após a publicidade

Fonte: CNN Brasil