Publicidade

Pessoas traumatizadas na infância são mais propensas a viciar em morfina

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Setembro de 2021 às 11h40

Link copiado!

rawf8/envato
rawf8/envato

Pessoas que tiveram traumas na infância são mais propensas a viciar em morfina. Essa é a afirmação de um estudo da Universidade de Queensland (Austrália). Os cientistas identificaram que as pessoas que tiveram traumas na infância ficaram mais eufóricas e com vontade maior de outra dose de morfina.

O estudo ainda diz que aqueles sem trauma de infância eram mais propensos a não gostar dos efeitos e sentir tonturas ou náuseas. “Este é o primeiro estudo a relacionar o trauma da infância com os efeitos dos opioides em pessoas sem histórico de dependência, sugerindo que o trauma da infância pode levar a uma maior sensibilidade aos efeitos positivos e prazerosos dos opioides. Isso pode explicar a ligação entre o trauma na infância e a vulnerabilidade ao transtorno do uso de opioides, e tem implicações para os tratamentos e a prescrição de opioides", apontam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

A equipe de pesquisa comparou os efeitos da morfina em 52 pessoas saudáveis, 27 com histórico de abuso e negligência na infância e 25 que não relataram tais experiências na infância. Os participantes do estudo, com idades entre 18 e 65, compareceram a duas sessões, com uma semana de intervalo, e receberam uma dose ativa de morfina (0,15 mg / kg) ou uma dose de controle insignificante (0,01 mg / kg) em um ensaio randomizado.

Suas experiências com a morfina foram avaliadas por meio de um questionário, antes e depois das injeções de morfina.  “Uma possível explicação para as diferentes respostas à morfina é que o trauma da infância afeta o desenvolvimento do sistema opioide endógeno, um sistema de alívio da dor que é sensível a produtos químicos, incluindo endorfinas, nossos opioides naturais”, explicam os autores do artigo. O estudo completo pode ser visto aqui.

Fonte: Futurity