Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores desenvolvem técnica para deixar tabaco menos nocivo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Julho de 2021 às 11h15

Link copiado!

 Andres Siimon/Unsplash
Andres Siimon/Unsplash

Pesquisadores da North Carolina State University desenvolveram uma nova técnica que pode reduzir compostos químicos nocivos, inclusive alguns cancerígenos, do tabaco.

A técnica usa ferramentas como proteínas para auxiliar no objetivo desejado, regulando a transcrição genética em nível do DNA da planta. Essas proteínas ajudam a ativar e desativar genes em relação aos elementos que regulam a atividade molecular do composto no organismo. O pesquisador De-Yu Xie, evolvido no estudo, acredita que tais ferramentas podem ajudar a desenvolver novos caminhos para “editar” o código genético da planta, a fim de reduzir os danos trazidos por ela durante o fumo.

Os pesquisadores realizaram testes com tabaco em estufa e no campo, e mostraram a redução de compostos químicos prejudiciais e nicotina em ambos os tipos de experimentos.

Continua após a publicidade

O grupo acredita que a técnica tem potencial para ser usada não apenas com o tabaco, mas também em outros produtos agrícolas para promover outras características benéficas e tornar alguns alimentos mais saudáveis.

O artigo completo pode ser encontrado na revista científica Journal of Advanced Research.

Fonte: Science Blog