Pesquisadores desenvolvem lubrificante sintético para articulação dos joelhos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Outubro de 2021 às 18h40

Twenty20photos/Envato Elements

Para a recuperação e melhora da qualidade de vida de pacientes com osteoartrite (artrose) — é uma das formas mais comuns de artrite —, cientistas chineses desenvolveram um lubrificante para a região localizada entre os ossos do joelho ou de outras regiões do corpo. Ainda em fase de testes pré-clínicos, a substância imita uma versão natural do fluido encontrado no local, chamado de líquido sinovial, e deve permitir que as articulações danificadas se reparem. O produto já foi avaliado, com sucesso, em roedores.

Vale explicar que a osteoartrite é o resultado do desgaste das articulações e que tende a aumentar conforme as pessoas envelhecem. A condição está, diretamente, associada com danos ao tecido que cobre as extremidades dos ossos, a cartilagem. Em consequência disso, é como se os ossos se raspassem uns com os outros.

Hoje, existem algumas técnicas disponíveis para a melhora da condição, inclusive terapias que envolvem a aplicação de células-tronco. No entanto, o pesquisador Chuanbin Mao, um dos autores do estudo publicado na revista científica Nature Biomedical Engineering, explica que estes métodos não são tão eficientes para a resolução do problema quanto deveriam.

Como funciona o potencial lubrificante?

Para buscar um material ideal, os pesquisadores se concentraram no líquido sinovial. Ele é transparente e viscoso e está dentro das cavidades articulares. Na sua composição, há uma molécula chamada de complexo de lubrificação, composta por uma estrutura de ácido hialurônico que contém algumas subunidades, como a lubricina e outras que são lipídicas.

Em tese, o potencial lubrificante carrega essa molécula natural, feita de maneira sintética. Segundo os autores do estudo, quando aplicado em pedaços de cartilagem humana, essa substância reduziu o atrito, pelo menos em testes de laboratório.

Além disso, os cientistas injetaram a substância em ratos com artrite precoce nas articulações das pernas. Após oito semanas, as articulações dos roedores pareciam quase normais, a partir dos parâmetros de classificação da doença. Inclusive, a cartilagem parecia ter crescido novamente, pontua Mao. “Descobrimos que a lubrificação pode ajudar na regeneração dos tecidos — isso é algo novo”, completou o cientista.

Agora, a equipe de pesquisadores testará o lubrificante artificial em animais maiores com articulações mais semelhantes às humanas. Caso a eficácia continue a ser demonstrada, é provável que sejam iniciados estudos com a terapia diretamente em humanos.

Para acessar o artigo completo sobre o fluido para as articulações, publicado na revista científica Nature Biomedical Engineering, clique aqui.

Fonte: New Scientist