Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores de Portugal descobrem maior peixe ósseo do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Outubro de 2022 às 09h40

Link copiado!

David Clode/Unsplash
David Clode/Unsplash

Ocasionalmente, os cientistas são surpreendidos por animais gigantes encalhando na areia. E foi o que aconteceu recentemente no arquipélago dos Açores, em Portugal. O animal de três metros e quase três toneladas passou a ser considerado como o maior peixe ósseo do mundo, registrado até então pela ciência.

Mais de 90% dos peixes têm esqueletos ósseos e, portanto, se enquadram nessa categoria. A exceção envolve tubarões, raias e alguns peixes que possuem esqueletos cartilaginosos. Com isso, afirmar que esse peixe-lua é o maior peixe ósseo já encontrado, não é pouca coisa.

Para se ter uma noção, o último peixe ósseo registrado em qualquer lugar próximo a esse tamanho foi uma fêmea da mesma espécie capturada no Japão em 1996.

Continua após a publicidade

Nesse caso mais recente, os cientistas passaram várias horas medindo o comprimento, peso e conteúdo estomacal do peixe. A pele de quase 20 centímetros de espessura tornava a dissecção particularmente complicada, e como o peixe (que foi encontrado morto) era grande demais para ser preservado por qualquer museu local, foi enterrado em uma encosta próxima.

Os cientistas não conseguiram determinar a idade exata do peixe, mas acreditam que a criatura tinha pelo menos 20 anos. As estimativas sugerem que está em torno do limite de sua vida útil, mas ninguém sabe realmente quanto tempo esses animais podem viver.

Ao examinar o peixe, o grupo notou uma grande contusão na lateral da cabeça do animal. Isso pode ser um sinal de que o peixe foi atingido por um barco. A expectativa é que a descoberta deste peixe mostre às pessoas que o oceano ainda é saudável o suficiente para sustentar os maiores animais do planeta, bem como inspirá-los a fazer mais para protegê-lo.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Fish Biology via The New York Times