Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo registra aparição rara de água-viva fantasma gigante

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Dezembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

Reprodução/MBARI/YouTube
Reprodução/MBARI/YouTube

Biólogos do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey (MBARI, na sigla em inglês) conseguiram registrar a rara aparição de uma água-viva fantasma gigante na baía de Monterey, na Califórnia. O animal, que mede aproximadamente 10 metros, foi visto nadando a cerca de 975 metros de profundidade.

A água-viva pertence à espécie Stygiomedusa gigantea, e foi vita pela primeira vez em 1899. Somente 60 anos depois desse primeiro registro foi que os cientistas reconheceram como uma nova espécie. Segundo o MBARI, mesmo hoje em dia os cientistas ainda sabem muito pouco sobre a água-viva.

"O vídeo de alta definição da água-viva fantasma gigante captura detalhes impressionantes sobre a aparência e o comportamento do animal que os cientistas não seriam capazes de ver com um espécime capturado por uma rede de arrasto", reconhece o Instituto.

Continua após a publicidade

Os biólogos presumem que a espécie se alimenta de plâncton e peixes pequenos e habita a zona batipelágica, uma camada bem funda do oceano, com profundidade que varia de 1000 m a 4000 m abaixo da superfície. O MBARI defende que esses registros devem permitir que os pesquisadores estudem esses animais intactos em seu ambiente natural.

Fonte: MBARI