Com mais de 4 metros, lula-gigante surpreende cientistas na África do Sul
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Os cientistas da África do Sul se depararam com uma surpresa na última terça-feira (16): uma lula-gigante de 4,3 metros de comprimento. Foi a segunda vez que um animal da espécie deu as caras em uma praia da região (na costa rochosa de Scarborough Beach, na Cidade do Cabo).
- Material inspirado em pele de lula pode ajudar a manter seu café quentinho
- [Vídeo] Lulas podem mudar de cor para se adaptar ao ambiente; veja momento exato
De acordo com o gerente costeiro da Cidade do Cabo, Gregg Oelofse, as amostras coletadas da carcaça da lula-gigante serão estudadas por pesquisadores do Iziko South African Museum. "Não é incomum ter uma lula-gigante, mas não é uma ocorrência diária. A última apareceu em Kommetjie cerca de sete meses atrás. São criaturas que habitam o fundo do oceano que aparecem de tempos em tempos", afirma.
Enquanto isso, o cientista marinho e curador do Iziko South African Museum, Dylan Clarke, confirmou que a lula tinha 4,26 metros de comprimento e pediu a equipe coletasse amostras de tecido, para futuros estudos. Segundo ele, as lulas-gigantes são raras.
"A disponibilidade de informações sobre lulas-gigantes é relativamente pobre e é baseada em animais mortos ou moribundos que foram levados para a praia ou capturados em redes de arrasto comerciais. A literatura também sugere que eles chegam a águas mais rasas porque apresentam um comportamento chamado de migração vertical diária", aponta o curador.
Em outras palavras, esses animais se aventuram em águas mais rasas durante a noite para se alimentar e migrar de volta para águas mais profundas durante o dia. "É perfeitamente possível que essa chegou a águas mais rasas para se alimentar e foi atingido por um navio, mas isso é difícil de provar sem testemunhas", acrescenta.
Fonte: News24, Ocean via Live Science