Publicidade

Com mais de 4 metros, lula-gigante surpreende cientistas na África do Sul

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Agosto de 2022 às 20h20

Link copiado!

Jonathan Diemel/Unsplash
Jonathan Diemel/Unsplash

Os cientistas da África do Sul se depararam com uma surpresa na última terça-feira (16): uma lula-gigante de 4,3 metros de comprimento. Foi a segunda vez que um animal da espécie deu as caras em uma praia da região (na costa rochosa de Scarborough Beach, na Cidade do Cabo).

De acordo com o gerente costeiro da Cidade do Cabo, Gregg Oelofse, as amostras coletadas da carcaça da lula-gigante serão estudadas por pesquisadores do Iziko South African Museum. "Não é incomum ter uma lula-gigante, mas não é uma ocorrência diária. A última apareceu em Kommetjie cerca de sete meses atrás. São criaturas que habitam o fundo do oceano que aparecem de tempos em tempos", afirma.

Enquanto isso, o cientista marinho e curador do Iziko South African Museum, Dylan Clarke, confirmou que a lula tinha 4,26 metros de comprimento e pediu a equipe coletasse amostras de tecido, para futuros estudos. Segundo ele, as lulas-gigantes são raras.

Continua após a publicidade

"A disponibilidade de informações sobre lulas-gigantes é relativamente pobre e é baseada em animais mortos ou moribundos que foram levados para a praia ou capturados em redes de arrasto comerciais. A literatura também sugere que eles chegam a águas mais rasas porque apresentam um comportamento chamado de migração vertical diária", aponta o curador.

Em outras palavras, esses animais se aventuram em águas mais rasas durante a noite para se alimentar e migrar de volta para águas mais profundas durante o dia. "É perfeitamente possível que essa chegou a águas mais rasas para se alimentar e foi atingido por um navio, mas isso é difícil de provar sem testemunhas", acrescenta.

Continua após a publicidade

Fonte: News24, Ocean via Live Science