Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores dão LSD a peixes para entender benefícios da substância

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Fevereiro de 2022 às 15h40

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Estudos chegaram a apontar que a microdosagem de LSD poderia aumentar a produtividade e estimular a criatividade. Para comprovar esses benefícios, cientistas se concentram em adminitrar pequenas doses da substância em peixes-zebra, ou paulistinhas (Danio rerio), animais que compartilham 70% de seus genes com os seres humanos.

Primeiro, os cientistas precisaram certificar-se de que a resposta dos peixes-zebra a determinadas substâncias seria parecida com a dos humanos, então ao longo de vários estudos, a espécie foi submetida a álcool e nicotina. Os pesquisadores observaram a esperada redução da ansiedade durante o uso e o aumento da ansiedade durante a abstinência, e constataram a semelhança dos organismos.

Já em relação ao LSD, não é de hoje que a ciência se concentra em entender seus efeitos e seus possíveis benefícios. Para se ter uma ideia, em 1950, o psiquiatra britânico Humphry Osmond usou a droga para tratar o alcoolismo, por exemplo. E, recentemente, o ácido lisérgico está em foco em múltiplos estudos nas áreas de neurologia e psiquiatria.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que a administração de uma grande quantidade da substância exige monitoramento contínuo do paciente (o que leva várias horas), por isso surgiu a ideia da microdosagem, que pode ser autoadministrada com segurança, desde que haja orientação médica.

Com isso em mente, atualmente a equipe de cientistas da MacEwan University (Canadá) administra microdosagem de LSD em peixes-zebra e realiza testes de neurociência comportamental para avaliar os efeitos na ansiedade e nos sintomas de abstinência de álcool. Os pesquisadores afirmam que, com mais pesquisas surgindo, talvez seja possível usar a substância como um tratamento radical para a saúde mental e o vício em álcool.

Fonte: The BMJ, PsychopharmacologyThe Canadian EncyclopediaThe Conversation