Publicidade

Brasil fica 24 horas sem mortes por covid-19 pela primeira vez

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Tumisu/Pixabay
Tumisu/Pixabay

Pela primeira vez, o Brasil ficou 24 horas sem mortes por covid-19, o que representa um avanço imensurável na luta contra a doença que tanto preocupa a população mundial, responsável por acabar com mais de um milhão de vidas. Ainda no fim do último mês de dezembro, o país ocupava o terceiro lugar com mais mortes semanais pela covid-19 no mundo, segundo a OMS.

Os dados sobre as 24 horas sem mortes por covid-19 no Brasil vêm do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no último domingo (12). No período, foram registrados 298 novos casos da doença. A média móvel dos últimos 7 dias foi de 45 óbitos e 9.126 novos casos diários.

Enquanto isso, as taxas de incidência e de mortalidade, referentes a cada 100 mil habitantes, são de 17.575 casos de covid-19 e 332 mortes. Se considerar desde o início da pandemia até esta segunda-feira (13), o Brasil acumula 36.932.830 casos confirmados e 697.674 mortes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, é válido ressaltar que o número de mortes diárias são computados por meio dos dados divulgados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, e nos finais de semana e feriados, alguns estados acabam não disponibilizando essas informações. Mesmo assim, nunca se tinha registrado um total de zero mortes, pelo menos até agora.

Mortes por covid-19

Oficialmente, o mundo registrou 5,4 milhões de mortes em decorrência da covid-19 nos dois primeiros anos da pandemia, 2020 e 2021. No entanto, em janeiro, um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 14,8 milhões de óbitos foram associados com o SARS-CoV-2.

A questão aqui é o problema das subnotificações das mortes na pandemia de covid-19, o que impacta sistemas de saúde de todo o mundo.

Fonte: Agência Brasil