Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Países formam tratado internacional contra pandemias; Brasil ainda não aderiu

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Março de 2021 às 16h30

Link copiado!

photocreo/Envato
photocreo/Envato

Nesta terça-feira (30), mais de 25 países se uniram para lançar a ideia de um tratado internacional para cooperação em futuras pandemias, além da causada pela COVID-19. Países como Alemanha, França, Reino Unido, Chile, Coreia do Sul, Indonésia e África do Sul já aderiram. Até o momento, o Brasil não sinalizou interesse na participação.

O pacto busca firmar um acordo permanente para garantir acesso às vacinas e tratamentos contra potenciais agentes infecciosos, como o coronavírus SARS-CoV-2, e troca de informações diretas sobre problemas sanitários emergentes.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o novo projeto já recebeu a chancela da Organização mundial de Saúde (OMS) e deve impedir que o mundo passe pela mesma crise que ainda enfrenta em relação ao coronavírus. Inclusive, a organização informou que a adesão ao chamado inicial está aberta para todos os países interessados.

Na ocasião do lançamento da iniciativa, o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom lembrou que o anúncio da pandemia da COVID-19 foi feito há 425 e que os países não devem esperar pela próxima crise para começarem a cooperação e organização. "A hora de agir é agora. O mundo não pode se dar ao luxo de esperar até que a pandemia da COVID-19 acabe para começar a planejar a próxima. Não devemos permitir que as memórias desta crise desapareçam e voltem ao normal", defendeu Tedros.

Pacto internacional contra pandemias

Continua após a publicidade

"Haverá outras pandemias e outras grandes emergências de saúde. Nenhum governo ou agência multilateral pode enfrentar esta ameaça sozinho", afirmaram os líderes envolvidos no lançamento no tratado. "A pandemia da COVID-19 tem sido um recado duro e doloroso de que ninguém está seguro até que todos estejam seguros", alertaram.

Diante desse cenário futuro, um dos grandes motes da iniciativa é a preparação e a organização de resposta a pandemias internacionais, de forma abrangente e multissetorial. Em outras palavras, é um projeto cooperativo que visa fortalecer as capacidades sanitárias nacionais, regionais e globais. "Esta é uma oportunidade para o mundo se reunir como uma comunidade global para uma cooperação pacífica que se estenda além desta crise", completaram.

Fonte: BBCUOL