Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Paciente vai ao dentista extrair dente e volta para casa com uma broca no pulmão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Agosto de 2021 às 13h30

Link copiado!

jcomp/Freepik
jcomp/Freepik

Em Lajes, cidade do Rio Grande do Norte, uma paciente que fazia um tratamento dentário aspirou acidentalmente uma broca de dentista e irá passar por cirurgia para a remoção. O objeto ficou preso no pulmão de Iolanda Mariano de Melo Simplício, de 55 anos.

O acidente aconteceu no dia 26 de julho enquanto a paciente fazia a extração de um dente, e o dentista responsável pelo procedimento já foi afastado do serviço. Desde o ocorrido, Iolanda precisou se deslocar até Natal diversas vezes para fazer exames de tomografia, raio-x, hemograma e risco cirúrgico, e segue aguardando pela cirurgia. 

"A gente quer uma solução, porque é um corpo estranho que está dentro do pulmão dela", disse Rohnhalyson Mariano, filho da paciente, em entrevista ao G1. O jovem também contou que a mãe vem sentindo muitas dores e que já perdeu cerca de 10 quilos desde o acidente. De acordo com a prefeitura de Lajes, a cirurgia deveria ter acontecido no dia 11 de agosto, mas foi cancelada após a quebra de um dos equipamentos usados na operação.

Continua após a publicidade

A soltura da broca, apesar de não ser algo que ouvimos falar com frequência, pode acontecer facilmente se não houver o cuidado do cirurgião dentista, visto que o motor provoca uma alta rotação do objeto. Para evitar o acidente, o profissional deve prender bem a broca na caneta de alta rotação, checar se está firme e, ainda por cima, realizar um isolamento absoluto do dente em relação ao restante da arcada e da orofaringe. Isso evita acidentes como aspiração de objetos usados no tratamento e contaminação.

Em última declaração, a prefeitura afirmou que a cirurgia vai acontecer de forma particular, e que irá arcar com todos os valores.

Fonte: G1