Origem da covid: cientistas confirmam DNA de animais suscetíveis em Wuhan

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Abril de 2023 às 10h22

Racim Amr/Unsplash

A origem da covid-19 permanece um mistério, mas o principal alvo de estudos que procuram resolver essa questão é a cidade de Wuhan, na China. No trabalho mais recente, pesquisadores confirmaram DNA de animais suscetíveis ao vírus, na época.

O estudo, publicado na revista Nature, concentrou-se em cotonetes retirados de superfícies no início de 2020 no Huanan Seafood Wholesale Market, um grande mercado onde muitos dos primeiros pacientes da covid-19 trabalharam ou fizeram compras.

Os cientistas descobriram que as amostras com teste positivo para o coronavírus continham material genético pertencente a animais, incluindo grandes quantidades que eram compatíveis com o cão-guaxinim, conhecido por ser capaz de espalhar o coronavírus.

Mas vale ressaltar que o estudo não provou que um cachorro-guaxinim estivesse infectado ou que os animais transmitissem o vírus às pessoas, apenas constatou que esses animais depositaram suas assinaturas genéticas no mesmo local onde foi deixado o material genético do vírus.

DNA de animais suscetíveis ao coronavírus em Wuhan

Os cientistas acreditam que as evidências existentes apontam para esses animais provavelmente atuando como hospedeiros intermediários do vírus, que provavelmente se originou em morcegos. No entanto, as evidências não descartam completamente um cenário em que as pessoas transmitiram o vírus a animais no mercado.

O grupo chegou a uma descoberta: cotonetes retirados de um canto do mercado de Wuhan que vende animais selvagens eram mais propensos a testar positivo para o vírus responsável pela covid-19.

Fonte: National Library of Medicine via The New York Times