Órgão de saúde dos EUA tem um manual de sobrevivência a apocalipse zumbi
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Se você não é um consumidor assíduo de filmes e séries sobre zumbis, pelo menos já ouviu falar dessas criaturas tão aterrorizantes da cultura popular, e é muito provável que já tenha pensado em como reagiria no meio de um ataque zumbi, confere?
O lado bom é que zumbis são cientificamente impossíveis de existir, algo que inclusive já ressaltamos aqui no Canaltech. Mesmo assim, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, conta com um guia de sobrevivência a um (im)possível apocalipse zumbi no maior estilo "melhor prevenir do que remediar".
Segundo o guia, em primeiro lugar, você deve ter um kit de emergência em casa, o que inclui coisas como água, comida e outros suprimentos para ajudá-lo nos primeiros dias antes de localizar um campo de refugiados livre de zumbis (ou no caso de um desastre natural, isso vai proporcionar tempo até que seja capaz para fazer o seu caminho para um abrigo de evacuação).
O kit, de acordo com o CDC, deve conter:
- Água (1 galão por pessoa por dia)
- Alimentos (estoque de itens não perecíveis que você come regularmente)
- Medicamentos (isso inclui medicamentos prescritos e não prescritos)
- Ferramentas e suprimentos (canivete, fita adesiva, rádio a bateria, etc.)
- Saneamento e higiene (alvejante doméstico, sabonete, toalhas, etc.)
- Roupas e roupa de cama (uma muda de roupa para cada membro da família e cobertores)
- Documentos importantes (cópias de sua carteira de motorista, passaporte e certidão de nascimento, para citar alguns)
- Suprimentos de primeiros socorros (embora você seja um caso perdido se um zumbi te morder, você pode usar esses suprimentos para tratar cortes básicos e lacerações que podem ocorrer durante um tornado ou furacão)
O guia ainda disserta que, depois de fazer seu kit de emergência, você deve se reunir com sua família e propor um plano de emergência, além de decidir para onde ir ou para quem ligar se zumbis começarem a aparecer na sua porta. Você também pode implementar este plano se houver uma enchente, terremoto ou outra emergência.
Identificar os tipos de emergências possíveis em sua região também é um conselho do órgão de saúde, o que diz respeito não apenas a um apocalipse zumbi, como também inundações, tornados ou terremotos. Outra orientação é escolher um ponto de encontro para sua família se reagrupar no caso de zumbis invadirem sua casa, ou no caso de sua cidade evacuar por causa de um furacão.
O CDC ainda orienta a identificar seus contatos de emergência, fazer uma lista de contatos locais, como a polícia, o corpo de bombeiros, e identificar também um contato de fora do estado para o qual você possa ligar durante uma emergência para que o resto da sua família saiba que você está bem. Outra dica é planejar uma rota de evacuação. "Quando os zumbis estão com fome, eles não param até que consigam comida (ou seja, cérebros), o que significa que você precisa sair da cidade rápido! Planeje com antecedência para onde você iria e várias rotas que faria para que os comedores de carne não tenham chance! Isso também é útil quando ocorrem desastres naturais e você precisa se abrigar rapidamente", aponta a agência de saúde.
O órgão aponta que se os zumbis começassem a vagar pelas ruas, conduziria uma investigação como qualquer outro surto de doença, e forneceria assistência técnica a cidades, estados ou parceiros internacionais que lidam com uma infestação de zumbis. "Essa assistência pode incluir consulta, testes e análises de laboratório, gerenciamento e cuidados com o paciente, rastreamento de contatos e controle de infecção (incluindo isolamento e quarentena)", aponta o guia.
É provável que uma investigação deste cenário busque atingir vários objetivos: determinar a causa da doença, a origem da infecção, aprender como ela é transmitida e com que rapidez se espalha, como quebrar o ciclo de transmissão e, assim, prevenir novos casos, e como os pacientes podem ser melhor tratados. Não apenas os cientistas estariam trabalhando para identificar a causa e a cura do surto de zumbis, mas o CDC e outras agências federais enviariam equipes médicas e socorristas para ajudar as pessoas nas áreas afetadas.