Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Órgão de saúde dos EUA tem um manual de sobrevivência a apocalipse zumbi

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Março de 2021 às 18h25

Link copiado!

 Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay

Se você não é um consumidor assíduo de filmes e séries sobre zumbis, pelo menos já ouviu falar dessas criaturas tão aterrorizantes da cultura popular, e é muito provável que já tenha pensado em como reagiria no meio de um ataque zumbi, confere?

O lado bom é que zumbis são cientificamente impossíveis de existir, algo que inclusive já ressaltamos aqui no Canaltech. Mesmo assim, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, conta com um guia de sobrevivência a um (im)possível apocalipse zumbi no maior estilo "melhor prevenir do que remediar".

Segundo o guia, em primeiro lugar, você deve ter um kit de emergência em casa, o que inclui coisas como água, comida e outros suprimentos para ajudá-lo nos primeiros dias antes de localizar um campo de refugiados livre de zumbis (ou no caso de um desastre natural, isso vai proporcionar tempo até que seja capaz para fazer o seu caminho para um abrigo de evacuação).

Continua após a publicidade

O kit, de acordo com o CDC, deve conter:

  • Água (1 galão por pessoa por dia)
  • Alimentos (estoque de itens não perecíveis que você come regularmente)
  • Medicamentos (isso inclui medicamentos prescritos e não prescritos)
  • Ferramentas e suprimentos (canivete, fita adesiva, rádio a bateria, etc.)
  • Saneamento e higiene (alvejante doméstico, sabonete, toalhas, etc.)
  • Roupas e roupa de cama (uma muda de roupa para cada membro da família e cobertores)
  • Documentos importantes (cópias de sua carteira de motorista, passaporte e certidão de nascimento, para citar alguns)
  • Suprimentos de primeiros socorros (embora você seja um caso perdido se um zumbi te morder, você pode usar esses suprimentos para tratar cortes básicos e lacerações que podem ocorrer durante um tornado ou furacão)

O guia ainda disserta que, depois de fazer seu kit de emergência, você deve se reunir com sua família e propor um plano de emergência, além de decidir para onde ir ou para quem ligar se zumbis começarem a aparecer na sua porta. Você também pode implementar este plano se houver uma enchente, terremoto ou outra emergência.

Identificar os tipos de emergências possíveis em sua região também é um conselho do órgão de saúde, o que diz respeito não apenas a um apocalipse zumbi, como também inundações, tornados ou terremotos. Outra orientação é escolher um ponto de encontro para sua família se reagrupar no caso de zumbis invadirem sua casa, ou no caso de sua cidade evacuar por causa de um furacão.

Continua após a publicidade

O CDC ainda orienta a identificar seus contatos de emergência, fazer uma lista de contatos locais, como a polícia, o corpo de bombeiros, e identificar também um contato de fora do estado para o qual você possa ligar durante uma emergência para que o resto da sua família saiba que você está bem. Outra dica é planejar uma rota de evacuação. "Quando os zumbis estão com fome, eles não param até que consigam comida (ou seja, cérebros), o que significa que você precisa sair da cidade rápido! Planeje com antecedência para onde você iria e várias rotas que faria para que os comedores de carne não tenham chance! Isso também é útil quando ocorrem desastres naturais e você precisa se abrigar rapidamente", aponta a agência de saúde.

O órgão aponta que se os zumbis começassem a vagar pelas ruas, conduziria uma investigação como qualquer outro surto de doença, e forneceria assistência técnica a cidades, estados ou parceiros internacionais que lidam com uma infestação de zumbis. "Essa assistência pode incluir consulta, testes e análises de laboratório, gerenciamento e cuidados com o paciente, rastreamento de contatos e controle de infecção (incluindo isolamento e quarentena)", aponta o guia.

É provável que uma investigação deste cenário busque atingir vários objetivos: determinar a causa da doença, a origem da infecção, aprender como ela é transmitida e com que rapidez se espalha, como quebrar o ciclo de transmissão e, assim, prevenir novos casos, e como os pacientes podem ser melhor tratados. Não apenas os cientistas estariam trabalhando para identificar a causa e a cura do surto de zumbis, mas o CDC e outras agências federais enviariam equipes médicas e socorristas para ajudar as pessoas nas áreas afetadas. 

Continua após a publicidade

Fonte: CDC via IGN