Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OMS solicita mais dados de segurança e eficácia da vacina Covaxin contra covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Outubro de 2021 às 13h40

Link copiado!

e_mikh/envato
e_mikh/envato

Na segunda-feira (18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que ainda aguarda mais detalhes sobre os estudos clínicos da vacina Covaxin, desenvolvida pela farmacêutica indiana Bharat Biotech, contra covid-19. Após a análise completa das informações sobre segurança e eficácia, é que poderá ser concedida a autorização de uso emergencial da fórmula.

"Estamos cientes que muitas pessoas estão esperando a recomendação da OMS para a Covaxin (da Bharat Biotech) ser incluída na Lista de Uso Emergencial, mas não podemos pular etapas — antes de recomendar um produto para uso emergencial, devemos avaliá-lo cuidadosamente para ter certeza de que é seguro e eficaz", afirmou a OMS, nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Autorização da OMS pode mudar aceitação da Covaxin no globo

Caso as informações complementares sejam enviadas e o imunizante contra a covid-19 seja aprovado pelos pesquisadores da organização, a vacina Covaxin poderá entrar na Lista de Uso Emergencial da OMS. Dessa forma, a fórmula deverá somar no COVAX Facility, programa desenvolvido para tornar o acesso de vacinas mais igualitário no mundo. 

Além disso, a eventual aprovação da OMS deve facilitar que outros países autorizem a vacina de duas doses contra a covid-19. Por exemplo, no Brasil, o imunizante não chegou a ter a autorização concedida pela Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa).

Continua após a publicidade

Enquanto isso, na Índia, a vacina Covaxin é indicada também para o uso emergencial em crianças com dois anos ou mais. A autorização para o uso pediátrico do imunizante foi concedida neste mês.

Fonte: Economic Times e Agência Brasil