Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OMS seleciona Fiocruz como centro de produção de vacinas de mRNA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Setembro de 2021 às 16h30

Link copiado!

rawf8/envato
rawf8/envato

Na última terça (21), a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro contra a covid-19.

A vacina candidata é baseada na tecnologia de RNA autorreplicativo, e expressa não somente a proteína Spike, mas também a proteína N, para melhor resposta imunológica. Segundo a própria Fiocruz, essa tecnologia demanda menos necessidades produtivas.

Com isso, a OMS colocará à disposição da Fiocruz uma equipe de especialistas internacionais com experiência em desenvolvimento e produção de vacinas desse tipo. A Fiocruz também espera a cooperação com o consórcio sul-africano também escolhido pela OMS, com o centro argentino e outros produtores da região.

Continua após a publicidade

A ideia é que a vacina candidata passe pelo processo de pré-qualificação da OMS, que garante o cumprimento de determinados padrões internacionais para garantir sua qualidade, segurança e eficácia. Segundo a Fiocruz, o apoio da OMS será decisivo para que o desenvolvimento desta vacina ocorra da maneira mais breve possível. No entanto, ainda não há um cronograma oficial. Além de fornecedora da vacina, a Fiocruz também será parte do escopo do projeto apresentado à OMS, a compartilhar seu conhecimento para a produção da vacina com demais laboratórios da região.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias