Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OMS aponta necessidade de testar todos os casos suspeitos de COVID-19

Por| 17 de Março de 2020 às 19h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Nesta segunda-feira (16), durante coletiva de imprensa realizada virtualmente, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que há registro de mortes infantis causadas pela COVID-19 e ainda apontou que alguns países não estão realizando testes suficientes de coronavírus.

Segundo Tedros, o aumento dos casos e mortes pelo mundo justifica a adoção de medidas como o fechamento de escolas, trabalho home office e cancelamento de eventos. Por outro lado, a OMS traz à tona que testes em larga escala para cada caso suspeito ainda são a melhor alternativa para conter a disseminação do vírus. "Não se consegue combater um incêndio com os olhos vendados — você não consegue parar essa pandemia se não souber quem está infectado", apontou Tedros.

Continua após a publicidade

O diretor-geral ainda aproveitou a coletiva para frisar a necessidade de testar todos os casos suspeitos. "Teste, teste, teste. Teste todo caso suspeito. Se for positivo, isole e descubra de quem ele esteve próximo", orientou Tedros. Enquanto isso, a diretora técnica da OMS, Maria van Kerkhove, orientou a manter as estratégias de contenção. "É preciso achar todos os casos e seguir todos os contatos e testa-los. Dá para frear a transmissão entre as pessoas".

Os diretores da OMS recomendaram que todos os casos, até os leves, sejam isolados em centros de saúde. No entanto, essa possibilidade não se estende a todos os países, e frente a essa situação, os locais de crise devem priorizar pacientes mais velhos e aqueles com doenças pré-existentes. "Alguns países expandiram a capacidade usando estádios e academias para tratar casos leves, com casos severos e críticos tratados em hospitais. Outra opção é que pacientes com casos leves sejam isolados e cuidados em casa", acrescentou o diretor.

Mortes Infantis

Continua após a publicidade

Durante a coletiva, Tedros disse o seguinte: "Esta é uma doença séria. Embora a evidência que temos sugira que aqueles com mais de 60 anos correm maior risco, jovens – incluindo crianças – morreram". No entanto, não foi revelado nenhum detalhe a respeito do perfil dessas vítimas. Foi a primeira vez que a OMS mencionou a morte de crianças causada pela COVID-19.

A diretora-técnica da OMS Maria van Kerkhove alegou: "Os relatórios não apontam transmissões em locais como escolas. Mas vimos crianças morrerem dessa infecção". No caso, ela também não deu nenhum número. "Não podemos dizer universalmente que é leve em crianças. Então é importante proteger as crianças como uma população vulnerável".

Fonte: CNBC