Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ômicron em crianças: surgimento de sintoma inesperado preocupa especialistas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Fevereiro de 2022 às 13h40

Link copiado!

Izzy Park/Unsplash
Izzy Park/Unsplash

Em um estudo preliminar publicado no último dia 4, especialistas revelaram uma preocupação em torno da variante Ômicron em crianças: o surgimento de um sintoma inesperado, chamado crupe. Trata-se de uma infecção viral aguda do trato respiratório, acompanhada por tosse forte, febre, rouquidão e respiração difícil ou ruidosa.

A detecção desse novo sintoma aconteceu primeiramente no Seattle Children's Hospital, nos EUA. No entanto, com o passar do tempo, especialistas de outras regiões do país também notaram um aumento nos casos de crupe (cujo nome oficial é, na verdade, laringotraqueobronquite).

O artigo publicado na plataforma MedRxiv aponta um total de 401 crianças diagnosticadas com crupe durante o surto da variante Delta e 107 durante o surto de Ômicron — nesse último caso, muito mais propensas a testar positivo para covid-19, com direito a 48,2%.

Continua após a publicidade

"Durante o surto de Ômicron, a incidência de crupe quase dobrou em comparação com a taxa dos meses anteriores. Identificamos um aumento acentuado nos casos de crupe observados em nosso banco de dados pediátrico em paralelo com a substituição da variante Delta por Ômicron como a dominante em nossa comunidade", descreve o estudo.

E o mais inusitado é que o caso não é puramente regional, considerando que no último mês de novembro, um outro artigo alertou que 2,4% das crianças hospitalizadas em uma região da África do Sul por conta da Ômicron foram diagnosticadas com crupe.

Em casos de crupe, a traqueia e a laringe ficam inflamadas por causa de alguma infecção. As vias aéreas superiores também ficam prejudicadas, levando a dificuldade de respiração. A síndrome costuma ser muito mais frequente em crianças.

Continua após a publicidade

Fonte: MedRxiv (1, 2), Johns Hopkins Medicine