Olimpíadas 2024 | Casos de covid-19 despontam nas delegações olímpicas
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Há quatro anos, os Jogos Olímpicos de Tóquio precisaram ser adiados por causa da pandemia da covid-19. Hoje, a situação é completamente diferente, mas o coronavírus SARS-CoV-2 continua a ser um problema. Alguns atletas olímpicos já testaram positivo, antes mesmo da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Olimpíadas 2024 | Como assistir à cerimônia de abertura do evento
Até o momento, a equipe feminina australiana de polo aquático da Austrália compõe uma das delegações mais afetadas pela covid-19. Cinco atletas testaram positivo. Há relatos de infecções entre os belgas e os franceses também.
Os casos de covid-19, por enquanto, não impactaram a dinâmica geral dos atletas na fase dos preparativos. Apenas os doentes estão isolados, e o uso de máscaras de proteção não é considerado um item obrigatório para todos.
O Tour de France, uma competição de ciclismo realizada na França na última semana, pode adiantar o futuro dos Jogos Olímpicos de 2024. Devido aos casos de covid-19, a imprensa foi orientada a usar máscaras na hora de entrevistar os atletas e interagir com as equipes de apoio. Além disso, cada competidor adotou medidas individuais de proteção, sem nenhum protocolo geral. Muitos completaram as provas com máscaras.
Casos de covid na França
Após os cinco casos positivos de covid-19 no time australiano de polo aquático, toda a equipe foi testada para o vírus. Medidas de proteção também foram adotadas.
“Elas [as atletas diagnosticadas com covid-19] estão usando máscaras, estão se isolando de outros membros da equipe quando não estão treinando e não estão indo para as áreas de grande circulação”, detalhou Anna Meares, chefe da delegação australiana, em nota do evento.
“Tratamos a covid-19 da mesma forma que tratamos qualquer outra doença respiratória, mas queremos garantir que nossos protocolos também estejam funcionando”, acrescenta Meares. A ideia é minimizar o risco de contágio, o que pode prejudicar o desempenho da equipe nos jogos olímpicos.
Além do caso australiano, atletas belgas adiaram sua partida para Paris após receberem o resultado positivo em testes de covid-19, segundo o canal norte-americano CBS.
A Federação Francesa de Judô interrompeu o treinamento pré-olímpico da equipe masculina, após o teste positivo de um dos seus integrantes. Entre os atletas franceses, a jogadora de futebol Selma Bacha e a corredora Cyréna Samba-Mylena também foram diagnosticadas.
Mudanças nas Olimpíadas 2024?
"É claro que a covid-19 está aqui. Vimos um pequeno pico [de casos]", afirmou Frédéric Valletoux, o ministro delegado da Saúde da França, segundo o jornal USA Today.
"Mas estamos longe do [cenário mais crítico da pandemia da covid-19] que vimos em 2020, 2021 e 2022", lembra o ministro francês. No momento, o nível de disseminação do vírus da covid-19 é baixo e, por isso, medidas de saúde dependem do Comité Olímpico Internacional (COI).
De forma preventiva, a equipe francesa de remo já está treinando com máscaras de proteção, o que pode se tornar recorrente entre outras delegações nos próximos dias.
Fonte: Olimpíadas, CBS, USA Today