Publicidade

O que atrai ou afasta o escorpião amarelo?

Por  | 

Compartilhe:
Eduardo Cesar/Pesquisa Fapesp
Eduardo Cesar/Pesquisa Fapesp

Com temperaturas altas e expansão urbana constante, as cidades estão cada vez mais sujeitas ao aparecimento de escorpiões — os venenosos aracnídeos gostam do calor, da umidade e de esconderijos de qualquer tipo, sendo um risco para a saúde. No Brasil, há quatro espécies preocupantes do animal.

O que podemos fazer para evitar o encontro dos escorpiões venenosos, especialmente o escorpião-amarelo, presente em todo o país, em casa? Segundo a bióloga e técnica do Biotério de Artrópodes do Instituto Butantan, Denise Maria Candido, não é possível eliminar esses aracnídeos da natureza ou dos centros urbanos, mas há cuidados que podem afastá-los.

Cuidados com escorpiões-amarelos

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar de indesejáveis pelos humanos, os escorpiões possuem um papel importante na natureza: eles preservam o equilíbrio ecológico ao serem predadores de outros animais, como baratas e grilos. Nas cidades, no entanto, é preciso evitar que se proliferem através de ações de controle, captura e manejo ambiental, segundo Candido.

Os escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus), que estão presentes por todo o país, fazem parte das espécies consideradas de interesse médico no Brasil, causando a maioria dos acidentes. Escorpiões gostam de esconderijos, entrando em qualquer buraco no chão ou na parede ou mesmo objetos grandes o bastante para abrigá-los.

Para evitar que se acomodem, convém limpar a casa frequentemente, sem deixar lixo acumulado, entulho, folhas secas ou material de construção espalhado, por exemplo.

Até mesmo roupas — sejam elas limpas ou sujas — no chão podem abrigar os animais, assim como sapatos, então nunca os deixe desprotegidos no chão e sempre cheque o interior antes de calçar.

Escorpiões são noturnos, raramente aparecendo durante o dia, e não costumam atacar: eles só se defendem no caso de um humano colocar a mão em seu corpo ou pisar sem querer, segundo Candido. Seu instinto é fugir imediatamente.

A temporada de maior incidência dos bichos é entre setembro e fevereiro, a mais quente do ano. Eles se reproduzem rápido, gerando entre 20 e 25 filhotes por vez, sendo que o escorpião-amarelo consegue se reproduzir por partenogênese, ou seja, as fêmeas não precisam acasalar com um macho para gerar filhos.

Continua após a publicidade

Há um mito de que galinhas são eficientes para controlar populações de escorpião, mas, como estas são diurnas, acabam não cruzando com o aracnídeo durante a rotina, além de poderem causar problemas de saúde pública e só poderem ser criadas em ambiente urbano com autorização.

Outras dicas importantes para afastar a presença dos escorpiões são:

  • Guarde bem o lixo, evitando insetos, presas dos escorpiões;
  • Evite arbustos, trepadeiras e flores ornamentais que fiquem encostadas em muros;
  • Vede as portas com soleiras ou saquinhos de areia;
  • Use telas nas janelas;
  • Vede os ralos do banheiro e lavanderia;
  • Mantenha rodapés inteiros e pregados na parede;
  • Evite que móveis como camas e cômodas encostem na parede;
  • Feche buracos de tomada, cabos e caixas de luz;
  • Verifique sempre roupas e calçados antes de vestir.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Robô de um animal extinto

Fonte: Journal of Venomous Animals, Instituto Butantan