Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Número de mortes por COVID-19 pode ser o dobro do que se imagina, diz OMS

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Maio de 2021 às 15h50

Link copiado!

Fernando Zhiminaicela/Pixabay
Fernando Zhiminaicela/Pixabay

Na última sexta (21), a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou a versão mais recente de seu relatório World Health Statistics. Por enquanto, os dados oficiais apontam pouco mais de três milhões de mortes por COVID-19 no mundo. No entanto, o relatório em questão aponta que esse número pode ser, na realidade, entre seis e oito milhões.

Segundo o relatório, no fim de 2020, havia mais de 3 milhões de mortes em todo o mundo que poderiam ser atribuídas à pandemia. Trata-se de um número que equivale a 1,2 milhão de mortes a mais do que a contagem oficial de 1,8 milhões na época.

Continua após a publicidade

Mas a OMS não é a primeira a fazer essa projeção: o Institute for Health Metrics and Evaluation, de Washington (EUA), chegou a estimar que 6,9 ​​milhões de pessoas morreram de COVID-19. No que diz respeito ao Brasil, que no início de maio registrou mais de 408 mil óbitos pela doença, a estimativa aponta quase 596 mortes. A causa desses números não relatados tem nome: subnotificação.

Mas vai levar um bom tempo (talvez anos) para se ter uma noção completa da destruição causada pela pandemia. Os especialistas apontam que esse cenário deve se normalizar no mundo todo até 2024, aproximadamente.

Fonte: OMS