Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apesar de poderosas, vacinas não são suficientes para conter a pandemia, diz OMS

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Abril de 2021 às 13h55

Link copiado!

Rawpixel
Rawpixel

Em declaração virtual feita à imprensa feita na última segunda-feira (12), Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), afirmou que a vacina contra a COVID-19 não é a única ferramenta contra a pandemia, que está longe de acabar, apesar de ser uma arma poderosa e eficaz.

O executivo exemplifica a afirmação dizendo que mesmo com as 780 milhões de doses das vacinas administradas em todo o mundo até então, estamos enfrentando a sétima semana seguida de alta nos casos da doença, além da quarta semana seguida com o maior número de mortes.

Continua após a publicidade

Ghebreyesus alega que o cenário atual é resultado de inconsistências na saúde pública e na aplicação das medidas de prevenção, afirmando que é preciso desenvolver abordagens mais coordenadas, consistentes e abrangentes. O diretor-geral diz também que os países que conseguiram cumprir com esses requisitos se saíram melhor no enfrentamento da crise, com a comprovação feita em evidências.

Na coletiva de imprensa, Ghebreyesus citou ainda o medicamento remdesivir, revelando que o estudo feito pela Solidarity, iniciativa da OMS, ainda não encontrou provas de que ele seria eficaz no tratamento da COVID-19, e que não recomenda o seu uso. A organização diz, no entanto, que estudos menores já observaram benefícios em tratamentos feitos com subgrupos.

Em março, o antiviral foi liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e nos Estados Unidos é usado em pacientes graves, mas que não precisam de intubação.

Continua após a publicidade

Fonte: Zee Media Bureau, Estadão