Publicidade

Novo teste de covid pode identificar variantes em 15 minutos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Março de 2022 às 08h30

Link copiado!

Fernando Zhiminaicela/Pixabay
Fernando Zhiminaicela/Pixabay

Cientistas da Universidade da Florida criaram um teste de covid-19 que pode identificar as variantes Alfa, Beta, Gama, Delta ou Ômicron em até 15 minutos. Os estudos — publicados na revista científica eBio Medicine— apontaram 97% de precisão para o produto, que deve ingressar o mercado norte-americano em breve.

A pesquisa se baseou em uma nova forma de CRISPR (uma técnica de edição genética) para encontrar e direcionar uma seção específica do material genético dentro de uma célula e assim diagnosticar a presença do SARS-CoV-2 de maneira mais rápida.

A equipe teve ajuda de duas empresas de engenharia e biotecnologia da República Tcheca para a criação de um protótipo que fosse funcional tanto em um ambiente hospitalar quanto em casa. O grupo agora conta com o apoio da empresa Genable Biosciences, de São Francisco (Califórnia, EUA), para a fabricação e a comercialização do teste.

Continua após a publicidade

No artigo, os pesquisadores afirmam que acompanhar as aparições das variantes é de suma importância, e que caso uma variante especialmente preocupante como a Ômicron ou a Delta surgir no futuro, trabalhos como esse podem ajudar a rastrear mais cedo.

“O trabalho exigiu experiência em bioquímica, virologia molecular e genômica, e é um exemplo de como a pandemia de covid-19 promoveu pesquisas colaborativas a níveis sem precedentes. O que aprendemos sobre a rápida detecção e vigilância de patógenos em rápida propagação e mutação, como o SARS-CoV-2, será crucial para enfrentar o desafio de futuras pandemias com fortes medidas de intervenção já em vigor”, opina o orientador do projeto, Marco Salemi, em entrevista ao portal da universidade.

Esse não é o primeiro teste destinado a identificar variantes da covid-19, no entanto. No ano passado, uma empresa da Coreia do Sul chamada Seegene Inc lançou um kit de testes de covid-19 chamado Allplex SARS-CoV-2 Variants, com uma proposta semelhante.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Fonte: eBio Medicine via University of Florida News