Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa anuncia primeiro teste capaz de detectar variantes do coronavírus

Por| 01 de Fevereiro de 2021 às 18h40

Link copiado!

fernando zhiminaicela/Pixabay
fernando zhiminaicela/Pixabay

Desde o fim do ano passado, variantes do coronavírus estão sendo encontradas em inúmeros países, preocupando os especialistas. E frente a isso, uma empresa da Coreia do Sul chamada Seegene Inc anunciou nesta segunda (1), o primeiro teste capaz de identificar essas variantes do vírus.

A fabricante comunicou que esse novo kit de teste, que foi batizado de Allplex SARS-CoV-2 Variants I Assay, pode detectar e diferenciar variações do novo coronavírus, incluindo aquelas consideradas mais contagiosas e fatais.

De acordo com a Reuters, a Seegene espera começar a exportar para mercados globais como a Europa no atual trimestre. A agência de notícias ressalta que as ações da Seegene fecharam em alta de 8,9% após o anúncio, ante alta de 2,7% no mercado mais amplo

Continua após a publicidade

Variantes do coronavírus

Variantes do coronavírus já vem surgindo desde o início da pandemia, como a 614G, detectada pela primeira vez no leste da China, ainda em janeiro de 2020, que depois se espalhou rapidamente pela Europa e pela cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

No entanto, apenas a partir de dezembro de 2020 que essa situação das variantes tomou maior fervor. Acontece que o secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou na ocasião uma nova cepa que seria a responsável pelo aumento de casos da COVID-19 no sul da Inglaterra na época. A variante foi nomeada como VUI - 202012/01. A cepa carrega uma mutação na região do genoma viral que codifica a proteína espicular, da membrana do agente infeccioso.

Continua após a publicidade

No Brasil, também encontraram variantes, como em São Paulo, no meio de um sequenciamento genético, no fim do ano de 2020. No início de 2021, o Ministério da Saúde brasileiro notificou outros países sobre outra cepa do vírus da COVID-19 com mutações, denominada de B.1.1.28, descoberta em Manaus.

Fonte: Reuters