Novo sistema usa recursos do smartphone para detectar pré-diabetes
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Um novo estudo publicado na revista científica Proceedings of the ACM on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies trouxe à tona um possível aliado para a detecção precoce de pré-diabetes. Trata-se de um sistema que aproveita o recurso que identifica o toque na tela do próprio celular para medir os níveis de glicose no sangue.
- Excesso de glicose no sangue aumenta risco de infarto
- Nível de glicose no sangue pode prever gravidade da COVID-19, segundo estudo
Segundo os próprios pesquisadores, o sistema é preciso e pode tornar os testes de glicose mais acessíveis. Na triagem convencional, a pessoa aplica uma gota de sangue em uma tira de teste, onde o sangue reage quimicamente com as enzimas.
Na nova tecnologia, os pesquisadores pegaram a mesma tira de teste e adicionaram circuitos baratos que comunicam os dados gerados por essa reação a qualquer smartphone. O sistema, chamado de GlucoScreen, processa os dados e exibe o resultado diretamente no dispositivo, alertando a pessoa se ela estiver em risco de pré-diabetes.
A tira de teste do GlucoScreen mostra a reação eletroquímica que ocorre quando uma amostra de sangue se mistura com enzimas cinco vezes por segundo.
"Você se comunica com seu telefone tocando na tela com o dedo. Isso é basicamente o que a tira está fazendo, só que em vez de um único toque para produzir uma única ação, faz vários toques em velocidades variadas", explicam os pesquisadores.
A técnica não requer componentes eletrônicos complicados, o que minimiza o custo de fabricação. Todo o processamento e computação de dados ocorre no telefone, o que simplifica a tiragem e reduz ainda mais o custo.
A ideia agora é investir em estudos adicionais. De qualquer forma, o projeto já representa um primeiro passo rumo à exploração do potencial dos smartphones como uma ferramenta de triagem de saúde. Anteriormente, pesquisadores da Penn State University (EUA) desenvolveram um dispositivo capaz de medir de forma muito menos invasiva. Em paralelo, a Apple avança em testes para incluir medidor de glicose no Apple Watch.
Fonte: News Medical, Proceedings of the ACM