Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo algoritmo "lê" pensamentos a partir de exames cerebrais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Outubro de 2022 às 13h20

Link copiado!

Image-Source/Envato Elements
Image-Source/Envato Elements

Em novo estudo publicado na plataforma bioRxiv, cientistas descreveram a criação de um algoritmo capaz de ler pensamentos a partir de uma técnica de varredura cerebral não invasiva chamada de ressonância magnética funcional.

As técnicas anteriores dependiam da implantação de eletrodos no cérebro, mas o novo método utiliza essa forma não invasiva para rastrear o fluxo de sangue oxigenado através do cérebro e, como as células cerebrais ativas precisam de mais energia e oxigênio, essa informação fornece uma medida indireta da atividade cerebral.

Só que esse método de varredura não pode capturar a atividade cerebral em tempo real, uma vez que os sinais elétricos liberados pelas células cerebrais se movem muito mais rapidamente do que o sangue se move pelo cérebro.

Para o novo estudo, que ainda não foi revisado por pares, a equipe escaneou os cérebros de uma mulher e dois homens na faixa dos 20 e 30 anos. Cada participante ouviu 16 horas totais de diferentes podcasts e programas de rádio em várias sessões no scanner. A equipe então alimentou essas varreduras em um algoritmo que comparou padrões no áudio com padrões na atividade cerebral gravada.

Continua após a publicidade

O decodificador pode inferir qual história cada participante ouviu com base em sua atividade cerebral. No experimento, o algoritmo cometeu alguns erros, como trocar os pronomes dos personagens e o uso da primeira e da terceira pessoa. Mas no geral, os autores apontam que ele "sabe o que está acontecendo com bastante precisão".

Fonte:  bioRxiv via The Scientist