Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Neocórtex: estudos revelam como região complexa do cérebro evoluiu

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Março de 2023 às 15h56

Link copiado!

cookelma/envato
cookelma/envato

No cérebro dos mamíferos, o neocórtex possui funções de suma importância, tratando de percepção sensorial, comandos motores, consciência e linguagem. Quanto maior essa área do cérebro, maior é o repertório sonoro que conseguimos reproduzir, por exemplo, o que é essencial para o desenvolvimento da linguagem complexa como a humana. Em estudos recentes, especialistas descobriram como se deu a evolução dessa região cerebral.

A comunidade científica analisou os cérebros dos répteis para traçar essa evolução, já que os répteis não são apenas os parentes vivos mais próximos dos mamíferos, mas seus cérebros têm uma estrutura com semelhanças funcionais com o neocórtex.

Inicialmente, neurocientistas evolutivos acreditavam que o neocórtex e essa estrutura eram derivadas de uma característica mais primitiva em um ancestral compartilhado por mamíferos e répteis. No entanto, com o passar dos anos, a ciência refutou essa visão: apesar das semelhanças anatômicas, o neocórtex em mamíferos e essa estrutura dos répteis não têm relação.

Continua após a publicidade

Com isso, os pesquisadores chegaram à teoria de que os mamíferos desenvolveram o neocórtex como uma região cerebral totalmente nova, e constataram que a região é composta de novos tipos de neurônios que parecem não ter precedentes em animais ancestrais.

Os pesquisadores afirmam que o neocórtex dos mamíferos e a estrutura dos répteis não são homólogos porque não têm uma origem comum.

De qualquer forma, as pesquisas apontam que esse processo de inovação evolutiva no cérebro não se limita à criação de novas partes. Mesmo regiões aparentemente antigas do cérebro continuam a evoluir ao serem reconectadas com novos tipos de células.

Continua após a publicidade

Fonte: Science (1, 2), Wired