Publicidade

Moscas podem transportar bactérias e até vírus ao pousar na comida

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Já sabemos que moscas precisam vomitar na comida antes de ingeri-la, ou seja: libera seu suco gástrico em cima da comida para liquidificá-la. Quando o animal pousa na comida, pode transportar vírus e bactérias, conforme alerta um recente estudo publicado na revista Insect.

As moscas domésticas contêm um órgão no início de seu intestino que armazena alimentos antes da digestão. Este órgão também é um ótimo lugar para micróbios e parasitas se esconderem. Então quando a mosca regurgita algumas enzimas digestivas, é possível que também possa vomitar vírus e bactérias.

Como as moscas são atraídas pela sujeira, como animais mortos e suas fezes, tendem a espalhar patógenos de um animal para outro. Conforme sugere o estudo, mais de 200 patógenos diferentes podem ser encontrados em moscas domésticas adultas, incluindo algumas bactérias, vírus, vermes e fungos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Anteriormente, um estudo descobriu que a bactéria Escherichia coli pode proliferar dentro e sobre as peças bucais de moscas domésticas. Outro trabalho também chegou a apontar que esses insetos infectados com Chlamydia tachomatis poderiam manter esse patógeno vivo em uma plantação por 24 horas. Em paralelo, um artigo descobriu que os patógenos podem permanecer na cultura por pelo menos 4 dias.

No entanto, muitos estudos até o momento que examinaram o interior de moscas em busca de patógenos não especificaram qual parte da mosca é mais perigosa para a saúde. Os pesquisadores observam que algumas espécies de moscas podem transportar mais patógenos, representando um risco maior quando esses vagam por aí.

Fonte: Insect via Science Alert