Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Molnupiravir: remédio usado contra covid oferece risco para grávidas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Dezembro de 2021 às 17h30

Link copiado!

Daniel Reche/PIxabay
Daniel Reche/PIxabay

O remédio molnupiravir — desenvolvido pela farmacêutica norte-americana MSD, também conhecida como Merck — tem sido uma das apostas contra a covid-19: já foi aprovado no Reino Unido e aguarda aprovação nos EUA, onde já tem o voto favorável da FDA (Food and Drug Administration, órgão análogo à nossa Anvisa). No entanto, um estudo publicado na revista científica The Journal of Infectious Diseases aponta que a medicação pode oferecer riscos para grávidas.

Segundo os pesquisadores, o remédio pode afetar as células do feto, causando defeitos congênitos (anomalias físicas que ocorrem antes do bebê nascer). A própria FDA já manifestou essa preocupação durante uma reunião pública que aconteceu no último mês de novembro.

Quando o molnupiravir é processado no corpo, cria compostos que se assemelham ao material genético do coronavírus. No entanto, o mesmo composto que faz isso também pode se assemelhar aos nucleotídeos do DNA, e a medicina teme que isso possa interferir diretamente no DNA do próprio paciente (o que pode causar câncer, por exemplo) ou do feto ainda em desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Riscos do molnupiravir na gravidez

Os pesquisadores fizeram experimentos em ratas grávidas, e notaram que o medicamento poderia causar não apenas anormalidades de desenvolvimento como até mesmo a morte do bebê. Na Grã-Bretanha, as autoridades de saúde orientaram que o remédio não deve ser administrado a gestantes ou lactantes. Outra recomendação é que as mulheres devem tomar anticoncepcional durante o tratamento com molnupiravir.

Vale dizer que alguns especialistas recomendam inclusive que esse medicamento não seja administrado em crianças, adolescentes ou qualquer pessoa cujas células ainda estejam se desenvolvendo.

Continua após a publicidade

Fonte: The Journal of Infectious DiseasesClinical Trials via The New York Times