Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Minas Gerais está com transmissão comunitária da variante Delta, diz secretário

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Agosto de 2021 às 14h30

Link copiado!

Fusion Medical Animation/Unsplash
Fusion Medical Animation/Unsplash

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais revelou, na última terça-feira (17), que o estado já está com contaminação comunitária da variante Delta do coronavírus. Isso significa que a propagação do vírus está acontecendo entre os próprios habitantes, e não com o vírus sendo trazido do exterior ou de outros estados. Os casos foram registrados casos nas regiões Sudeste e Noroeste.

Fábio Baccheretti, secretário de Saúde, explica que os primeiros oito casos não eram comunitários, mas sim importados. "Tanto na região Noroeste quanto na região Sudeste, nós temos casos de transmissão comunitária", conta. "Sudeste, que é região de Juiz de Fora, Noroeste ali que é a região de Unaí, nós não tivemos nenhum histórico ou de viagem ao exterior ou contato com alguém que fez viagem ao exterior", exemplifica o secretário.

Continua após a publicidade

Baccheretti diz que, até o momento, a situação em Minas Gerais ainda é confortável, principalmente pelo avanço da vacinação no estado. São 12 pessoas infectadas pela variante Delta no estado, sendo cinco na região central, quatro no Sudeste, dois na Noroeste e um no Norte. O estado vizinho, Rio de Janeiro, está com 60% de casos da cepa, mas o secretário diz que Minas não vai chegar a esse ponto, uma vez que conta com somente 0,4% dos casos totais de COVID-19 originados da cepa indiana.

"Não significa que vamos chegar ao que o Rio de Janeiro é, com a maioria dos casos em Delta, é uma expectativa, mas como a gente está conseguindo vacinar rapidamente, talvez quando a Delta transmitir com maior intensidade em Minas Gerais, a gente vai ter atingido uma vacinação com duas doses proporcionalmente maior, o que nos dá mais tranquilidade em relação ao leito de CTI", comenta Baccheretti.

O secretário de Saúde afirma ainda que Minas Gerais não está desmobilizando leitos, mantendo-os abertos mesmo com ocupação de 40%. "Alguns municípios decidiram por gestores internos desmobilizar alguns, mas o estado vem mantendo. Abrimos recentemente em Nanuque, dez leitos, em Ubá, dez leitos, já na expectativa da variante Delta, de entender e não ser pego de novo de surpresa como aconteceu no começo do ano, com a P1, a Gama", pontua.

Baccheretti diz também que ainda não é hora de descuidar das medidas de prevenção, e que a população precisa continuar usando máscaras corretas, fazendo o distanciamento social e se vacinando.

Continua após a publicidade

 

 

Fonte: Estado de Minas