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Melatonina ajuda a evitar problemas de visão, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Junho de 2024 às 14h47

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Conforme você envelhece, acontece um efeito chamado declínio da visão. Mas a melatonina (popularmente usada para quem precisa de ajuda para dormir) pode proteger desse efeito a longo prazo, conforme diz um artigo novo da Universidade Case Western Reserve, publicado na JAMA Opthalmology.

Para chegar a essa informação, os pesquisadores verificaram os registros de mais de 200 mil pessoas que não tinham histórico de declínio da visão relacionado à idade.

Em 121.523 pacientes com 50 anos sem histórico de declínio, o uso regular de melatonina foi associado a uma redução de 58% no risco de desenvolver a doença.

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Já nos 66.253 pacientes com degeneração visual precoce, o uso de melatonina apresentou risco 56% menor de progressão dessa condição.

Declínio na visão

Essa degeneração macular afeta principalmente a parte posterior do olho e a parte central da retina que processa o que você vê diretamente à sua frente. De acordo com o estudo, a progressão é um dos principais culpados pela cegueira relacionada com a idade.

"O uso de melatonina foi associado a uma diminuição do risco de desenvolvimento e progressão da degeneração macular. Embora fatores de estilo de vida possam ter influenciado esta associação, estes resultados fornecem uma justificativa para futuras pesquisas sobre a eficácia do uso da melatonina como terapia preventiva", afirmam os pesquisadores.

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No entanto, o estudo não deixou claro se sabia com que frequência os participantes tomavam melatonina ou qual a dosagem.

Justamente por isso, os pesquisadores defendem que é necessário conduzir mais estudos e verificar tais efeitos, controlando estas variáveis.

Uso de melatonina

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A melatonina é um hormônio produzido naturalmente no cérebro, que ajuda a regular os ciclos de sono-vigília. Os suplementos de melatonina são muito utilizados como um tratamento “natural” para distúrbios do sono.

Estudos já apontaram que a melatonina não cura insônia, mas ajuda a dormir melhor. Vale notar, também, que a dependência de melatonina para dormir aumentou drasticamente nos últimos anos.

Fonte: JAMA Opthalmology