Publicidade

MedTech | As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [08/23]

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
 twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

A cada instante, a ciência se supera. São novos passos rumo a uma sociedade cada vez mais integrada à tecnologia, com soluções eficazes para as dores do ser humano. Por conta disso, o Canaltech faz um compilado das inovações científicas mais interessantes do mês. A seguir, você confere o que se destacou em agosto.

Esferas magnéticas que detectam patógenos

Uma das novidades deste mês vem do Massachusetts Institute of Technology (MIT): cientistas desenvolveram pequenas esferas magnéticas capazes de detectar patógenos na água e no sangue. A invenção também podem ser revestida com anticorpos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os cientistas conseguem identificar moléculas específicas com base na forma única como uma molécula dispersa a luz, e essas esferas podem ser facilmente detectadas, emitindo um sinal visual que pode servir como uma confirmação rápida de que um patógeno alvo está presente.

Eletrodo orgânico capaz de tratar câncer

Em paralelo, um estudo publicado na revista científica Nature Communications trouxe uma nova forma de tratar câncer e outras doenças: um eletrodo orgânico que pode ser absorvido pelo corpo e praticar estimulação elétrica terapêutica nos tecidos.

Esse eletrodo pode ser inserido sem cirurgia invasiva, integrar-se ao corpo e se dissolver com o tempo. A tecnologia foi criada a partir do A5, um polímero misto de íon-elétron solúvel em água. Ao aplicar pulsos elétricos, os pesquisadores puderam controlar a sinalização neural.

Organoide que regenera esmalte dos dentes

Um artigo científico publicado na revista científica Developmental Cell revelou um organoide capaz de produzir as proteínas que formam o esmalte dentário, a camada protetora externa dos dentes.

Continua após a publicidade

A equipe se concentrou em observar a genética que sustenta a geração de células no corpo, e viu que ao longo das inúmeras etapas do desenvolvimento de qualquer tecido, diferentes proteínas são necessárias em cada etapa, reguladas por meio da ativação e desativação de genes.

Terapia com ondas sonoras que ajuda viciados

Nos EUA, cientistas da University of Virginia (UVA) testaram uma nova estratégia de terapia para viciados em cocaína: através do ultrassom.

Continua após a publicidade

Funciona assim: as ondas sonoras serão direcionadas para as células dentro da ínsula, uma região do cérebro associada com diferentes tipos de vícios. Se os resultados forem promissores, a estratégia promete “reverter as alterações cerebrais causadas pelo uso de drogas”.

Óculos gerador de legendas para pessoas surdas

Um par de óculos com realidade aumentada pode gerar legendas em tempo real, ajudando pessoas surdas. A tecnologia — chamada TranscribeGlass — ganhou repercussão após viralizar no TikTok.

Continua após a publicidade

Uma das inovações científicas mais interessantes do mês, o par de óculos funciona da seguinte maneira: as legendas são então enviadas via Bluetooth para o item, que as projeta no campo de visão do usuário por meio de realidade aumentada. A pessoa pode então ajustar o tamanho e a localização do texto para melhor se adequar ao seu ambiente.

Fonte: MIT NewsNature CommunicationsDevelopmental CellUVAThe Stanford Daily