Publicidade

Óculos com realidade aumentada geram legendas para pessoas surdas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Agosto de 2023 às 19h40

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Uma nova invenção pode mudar a vida de pessoas surdas: um par de óculos com realidade aumentada, capaz de gerar legendas em tempo real. A tecnologia — chamada TranscribeGlass — ganhou repercussão após viralizar no TikTok, conquistando o público por conta de sua premissa.

No vídeo, as legendas aparecem quase ao mesmo tempo em que o cofundador da tecnologia, Tom Pritsky, fala com a interlocutora. Pritsky é mestrando em informática biomédica na Universidade Stanford, nos EUA, e possui perda auditiva bilateral. Desenvolveu a invenção junto de seu colega Madhav Lavakare.

Em entrevista ao The Stanford Daily, Pritsky chegou a expor algumas das necessidades que levaram à criação dos óculos: estar sempre frente a frente com a pessoa para se comunicar, por exemplo, é uma das "dores" que a tecnologia pode resolver. "Poder acompanhar a conversa caminhando lado a lado é incrível. Nunca tivemos uma troca como essa", afirmou o pesquisador, na ocasião.

Continua após a publicidade

O site do TranscribeGlass explica que é possível usar a invenção mesmo se a pessoa já costuma usar óculos no cotidiano, uma vez que seu design foi projetado para encaixar nas hastes da armação. O site também anuncia um app que acompanha os óculos, e serve tanto para iOS quanto Android.

Como funcionam os óculos que geram legendas

As legendas são então enviadas via Bluetooth para o item, que as projeta no campo de visão do usuário por meio de realidade aumentada. A pessoa pode então ajustar o tamanho e a localização do texto para melhor se adequar ao seu ambiente.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Ao Stanford Daily, Lavakare contou que se inspirou para criar o dispositivo após saber que um amigo surdo havia desistido do ensino médio devido a problemas de acessibilidade.

À medida que o projeto ganhava força, a Lavakare começou a levantar fundos, recrutar mentores e montar uma pequena equipe de funcionários. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Indian Institute of Technology em Delhi, uma incubadora de startups, e recebeu mais uma doação dos governos dos Estados Unidos e da Índia.

Tecnologia para pessoas surdas

Cientistas têm se mobilizado a trazer novas tecnologias para ajudar pessoas surdas. Em 2022, pesquisadores do Departamento de Eletrônica da Universidade de Málaga, na Espanha, desenvolveram um dispositivo que permite aos usuários "ouvir" música usando apenas o tato para identificar diferentes tipos de variações sonoras no espectro audível.

Continua após a publicidade

Além disso, uma equipe do MIT inventou um tratamento que promete reverter perda auditiva. A terapia envolve células progenitoras, que são capazes de se transformar em qualquer outra célula, como as células-tronco, com a diferença de que elas se dividem um número limitado de vezes. O grupo usa para fazer crescer células ciliadas, que normalmente não se regeneram: o tratamento traz ao menos uma quantidade delas de volta, devolvendo um pouco da audição ao paciente. No futuro, isso pode representar um avanço para as pessoas surdas.

Fonte: The Stanford Daily, Transcribe Glass