Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais neuroplásticos, novos neurônios também se formam no cérebro adulto

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Junho de 2023 às 11h43

Link copiado!

Pingingz/Envato
Pingingz/Envato

Por muito tempo, a ciência entendeu que a produção de novos neurônios, a neurogênese, não ocorria nos cérebros adultos. Eis que uma série de novos estudos comprovaram que as células cerebrais ainda eram produzidas, mesmo que em menor escala. Agora, cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, revelam que os neurônios nascidos em pessoas mais velhas têm características únicas.

Para avaliar as funções dos neurônios gerados em adultos, os pesquisadores canadenses realizaram estudos em roedores, focados na região do hipocampo. Esta é a parte do cérebro envolvida nos processos de memória, do aprendizado e das emoções.

As funções dos neurônios nascidos em adultos

Continua após a publicidade

Publicado na revista científica Journal of Neuroscience, os autores afirmam que o cérebro adulto continua a amadurecer e ainda preserva a sua plasticidade, ou seja, a capacidade dos neurônios em fazer novas ligações neurais. A questão é que o mecanismo é diferente daquele observado em bebês recém-nascidos e crianças.

O que levou a ciência a desconsiderar a importância da formação de novos neurônios em adultos foi o período de estudo de seis semanas. Nos pequenos, este é o tempo que eles levam para chegar até a maturidade, quando suas capacidades se tornam mais limitadas. A questão é que os neurônios nascidos em adultos levam mais tempo para amadurecer e, sem serem analisados por um período maior, eram "malvistos”.

“O problema com o pensamento atual é que a maioria assume que os neurônios recém-nascidos são importantes apenas quando são jovens e têm funções especiais relacionadas à memória”, explica Jason Snyder, um dos autores do estudo, em comunicado. “Mas e se as células nascidas mais tarde na vida continuarem a amadurecer e se tornarem algo diferente daquelas nascidas na infância? Era isso que queríamos descobrir”, complementa.

Continua após a publicidade

Para que servem os novos neurônios em adultos?

Diferente dos bebês, os neurônios gerados por adultos levam muito mais tempo para crescer, podendo atingir a maturidade apenas aos seis meses. Durante todo esse período, eles seguem formando novas conexões neuronais, que são uma marca da plasticidade do cérebro adulto. Por isso, são únicos em suas funções.

Nesse ponto, mesmo que a neurogênese diminua na fase adulta, as novas células cerebrais contribuem com o aprendizado e a regeneração no cérebro adulto, pelo menos em roedores. Agora, mais estudos precisam verificar se o mesmo ocorre nos humanos. Além disso, ainda não se sabe se desempenham outros papéis no sistema nervoso, como alguns que são bastante peculiares.

Apesar disso, compreender melhor esse processo pode ser a chave para tratamentos que afetam o cérebro conforme ele envelhece, como o Alzheimer e o Parkinson. Também será interessante entender se o estilo de vida impacta a neurogênese na vida adulta e, caso afete, os cientistas irão procurar por formas de preservá-la ou ainda restaurá-la.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Neuroscience e Center for Brain Health