Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiros descobrem neurônios especializados em velocidade e rotas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Julho de 2022 às 17h00

Link copiado!

 iLexx/Envato
iLexx/Envato

Cientistas brasileiros (Universidade Federal do ABC) identificaram pela primeira vez um grupo de neurônios concentrados em registrar a velocidade de um indivíduo. As descobertas foram publicadas recentemente na revista Scientific Reports.

Conforme explica o artigo, os neurônios excitatórios e os interneurônios inibitórios estão abrigados no hipocampo, uma estrutura bilateral do cérebro situada na região do lobo temporal e associada à formação de novas memórias, aprendizagem e emoções.

Os excitatórios ativam outros neurônios, enquanto os inibitórios bloqueiam ou dificultam essa ação. Os cientistas explicam, então, que essa atividade conjunta é responsável por modular a sinalização em regiões do cérebro e evitar o excesso de atividade associado com convulsões.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores também observaram que a população de neurônios inibitórios reage às mudanças no ambiente de modo mais estável do que os neurônios excitatórios. Acontece que esse comportamento era desconhecido e está diretamente relacionado à memória espacial. A teoria é que esses neurônios mais estáveis sejam capazes lembrar de rotas ou localizações específicas.

O estudo da atividade elétrica dos neurônios de roedores envolveu biossensores e algoritmos. Primeiro, os camundongos foram injetados com vírus que carrega instruções para infectar as células e fazê-las produzir uma proteína que fica fluorescente quando as células são ativadas. Depois, receberam uma lente cilíndrica sobre o hipocampo.

A ideia da pesquisa é ajudar a entender como as pessoas retêm as informações sobre rotas e aprendem novas localizações, além de fornecer caminhos para investigar a dificuldade em aprender novas rotas e de localização por parte de pessoas que apresentam doenças neurodegenerativas.

Continua após a publicidade

Fonte: Scientific Reports via Agência Fapesp