Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Maior onda da covid-19 na China está perto do fim, segundo autoridades

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Janeiro de 2023 às 09h57

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Após explosão de casos do coronavírus SARS-CoV-2 e o fim da política de tolerância zero contra a covid-19, o pior momento da atual onda na China parece ter passado, segundo autoridades de saúde do país. Em relatório, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirma que o número de novos casos está em desaceleração e queda.

“Neste momento, nenhuma nova variante [descendente da Ômicron] foi descoberta e a onda atual do país está chegando ao fim”, pontua o CDC sobre a atual onda da covid-19, responsável por provocar até falta de caixões na região de Xinzhou, no norte da província de Shanxi. Entre dezembro e janeiro deste ano, 60 mil mortes foram oficialmente confirmadas pelas autoridades.

Fim da atual onda da covid-19 na China

Continua após a publicidade

"Essa queda nas mortes indica o declínio da primeira grande onda de casos depois que a China relaxou suas restrições", pontua o especialista em doenças infecciosas Hsu Li Yang para a BBC. Yang lembra que este mesmo movimento "foi visto em praticamente todos os países que passaram por uma grande onda da covid".

Apesar da queda nos índices da covid-19 na China, é necessário acompanhar a situação epidemiológica do país após as festas do Ano Novo Lunar, encerradas no dia 22 de janeiro. De forma geral, os reflexos de eventos que promovem aglomerações aparecem após duas semanas. Por enquanto, o CDC afirma que este movimento não é identificável.

"Saberemos, em breve, se as comemorações do Ano Novo Lunar desencadearão outro aumento nos casos da China, mas é improvável que corresponda ao que ocorreu em dezembro e no início de janeiro de 2023", completa Yang.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC