Lista de produtos higienizantes potencialmente mortais é atualizada nos EUA

Por Nathan Vieira | 29 de Julho de 2020 às 17h10
Pixabay

Num contexto em que o álcool gel e outros produtos higienizantes têm feito parte de nossa rotina mais do que nunca, na última segunda-feira (27), a Food and Drug Administration (FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), expandiu sua lista de produtos higienizantes para as mãos que são potencialmente mortais por conter metanol – uma forma perigosa de álcool que pode envenenar as pessoas pela pele.

Graças ao aumento da demanda alimentada pelo coronavírus e a escassez de produtos, inúmeras empresas estão vendendo esse tipo de produto para as mãos, mas a FDA afirmou na ocasião da expansão dessa lista, que muitas delas estão usando álcool inapropriado em seus produtos e advertiu as pessoas a não usá-los. "A falha dos fabricantes em retirar imediatamente todos os produtos potencialmente afetados está colocando os consumidores em risco de envenenamento por metanol”, apontou a FDA durante um comunicado oficial.

FDA expande lista de produtos higienizantes potencialmente mortais

Na situação, a agência ainda contou que emitiu uma carta de advertência para uma empresa chamada Eskbiochem S.A. por distribuição de produtos com metanol não declarada, reivindicações não aprovadas – incluindo indicação incorreta da aprovação da própria FDA – e práticas inadequadas de fabricação. De acordo com a agência, os consumidores também devem permanecer atentos sobre quais higienizantes para as mãos estão utilizando e pede que parem imediatamente de usar todos os produtos que estão classificados como perigosos na lista em questão.

O comissário da FDA, Dr. Stephen Hahn, enfatizou que continuam extremamente preocupados com os possíveis riscos graves de produtos para as mãos à base de álcool que contêm metanol: "Produzir, importar e distribuir higienizantes para as mãos tóxicos representa uma séria ameaça ao público e
não será tolerado. A FDA tomará medidas adicionais conforme necessário e continuará a fornecer as informações mais recentes sobre esse assunto para a saúde e segurança dos consumidores".

E parece que o assunto é mais sério do que podemos imaginar. Acontece que, no início deste mês, a FDA informou sobre quatro pessoas que morreram depois de ingerir higienizantes para as mãos. O álcool isopropílico geralmente usado nesses produtos não é tão tóxico quanto o metanol, mas a agência não recomenda sua ingestão oral. “A exposição ao metanol pode resultar em náusea, vômito, dor de cabeça, visão turva, cegueira permanente, convulsões, coma, danos permanentes ao sistema nervoso ou morte”, disse a agência.

A FDA ainda chegou a acrescentar que, embora as pessoas que usam esses produtos em suas mãos correm risco de envenenamento por metanol, crianças pequenas que ingerem acidentalmente esses produtos correm maior risco. "Os consumidores expostos ao produto para as mãos que contêm metanol e estão apresentando sintomas devem procurar tratamento médico imediato para reversão potencial dos efeitos tóxicos do envenenamento por metanol".

A lista da FDA

A agência identificou mais de 75 higienizantes para as mãos que contêm metanol

Com essa nova expansão da lista, a agência identificou mais de 75 higienizantes para as mãos que contêm metanol. “Na maioria dos casos, o metanol não aparece no rótulo do produto. No entanto, não é um ingrediente aceitável em nenhum medicamento, incluindo produtos para as mãos, mesmo que esteja listado como ingrediente no rótulo do produto”, afirmou a FDA. Alguns higienizantes na lista da FDA são:

  • 4E Global’s Blumen Clear Advanced Hand Sanitizer with 70% Alcohol
  • 4E Global’s Blumen Advanced Instant Hand Sanitizer Clear Ethyl Alcohol 70%
  • 4E Global’s Blumen Advanced Instant Hand Sanitizer Clear
  • 4E Global’s Klar and Danver Instant Hand Sanitizer (labeled with Greenbrier International Inc.)
  • 4E Global’s Modesa Instant Hand Sanitizer Moisturizers and Vitamin E
  • 4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer
  • 4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer Aloe
  • 4E Global’s Blumen Advanced Instant Hand Sanitizer Lavender
  • 4E Global’s Blumen Clear Lear Advanced Hand Sanitizer
  • 4E Global’s Blumen Clear Advanced Hand Sanitizer
  • 4E Global’s The Honeykeeper Hand Sanitizer
  • 4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer Clear
  • 4E Global’s Blumen Clear Advanced Instant Hand Sanitizer
  • 4E Global’s Blumen Clear Advanced Instant Hand Sanitizer Aloe
  • 4E Global’s Blumen Clear Advanced Instant Hand Sanitizer Lavender
  • 4E Global’s Blumen Aloe Advanced Hand Sanitizer, with 70% Alcohol
  • 4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer Lavender, with 70% alcohol
  • 4E Global’s Blumen Advanced Hand Sanitizer Aloe, with 70% alcohol

"É importante ressaltar que a FDA está incentivando os consumidores a não usar nenhum produto de desinfetante para mãos dos fabricantes específicos da lista, mesmo que o produto ou o número de lote específico não estejam listados", a agência concluiu.

Fonte: FDA via CNN

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.