Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jovem de 20 anos sofre enfisema pulmonar após masturbação e vai parar na UTI

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Abril de 2022 às 18h20

Link copiado!

s_kawee/envato
s_kawee/envato

Um estudo conduzido pela equipe do Cantonal Hospital (Suíça) e publicado na última edição da revista Radiology Case Reports trouxe à tona o caso de um rapaz de 20 anos que foi parar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com enfisema pulmonar após uma masturbação.

O paciente chegou ao hospital após sentir uma dor do peito enquanto estava deitado se masturbando. A equipe médica imediatamente identificou inchaço no rosto e chiado no peito, mas os exames de raio-X mostraram um enfisema subcutâneo, ou seja: ar preso no mediastino, região torácica dividida em duas partes, limitada lateralmente pelos pulmões.

Posteriormente, a equipe conduziu uma tomografia computadorizada e apontou um quadro de pneumomediastino espontâneo, doença rara caracterizada desencadeada presença de ar livre no mediastino. O homem foi levado para a UTI, onde recebeu oxigênio e tratamento com medicamentos.

Continua após a publicidade

No dia seguinte, o paciente já deixou a UTI e foi encaminhado para o quarto, mas a dor persistiu por mais três dias. Ao todo, ficou internado por quatro dias, quando obteve alta. O rapaz apresentava histórico de asma leve não tratada e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

No artigo, a equipe médica menciona a existência de casos anteriores indicando um quadro semelhante, desencadeado por conta de um desconforto durante o sexo. No entanto, a equipe nunca tinha visto essa condição pulmonar surgir durante a masturbação.

Enfisema pulmonar

Continua após a publicidade

O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar, como poluição atmosférica e inalação de fumaça, por exemplo. Os principais sintomas envolvem:

  • Falta de fôlego
  • Sensação de não inalar ar suficiente
  • Falta de ar durante uma atividade específica
  • Tosse
  • Produção crônica de muco

Há várias opções de tratamento que podem ajudar pacientes com enfisema, como remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios corticosteroides, terapia com oxigênio (suplemento de oxigênio complementar), cirurgia de redução dos pulmões, transplante de pulmão (devido aos riscos é viável apenas para um pequeno grupo de pacientes) e programa de exercícios físicos.

Fonte: Radiology Case Reports, Secretaria da Saúde