Publicidade

Israel se prepara para 4ª dose de vacina contra COVID

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Setembro de 2021 às 12h30

Link copiado!

Rthanuthattaphong/Envato Elements
Rthanuthattaphong/Envato Elements

No combate ao coronavírus SARS-CoV-2, as autoridades de saúde de Israel discutem a questão da vacinação contra a COVID-19, inclusive se preparam para uma possível quarta dose do imunizante. É o que afirmou o epidemiologista e encarregado da campanha de combate à doença no país, Salman Zarka, no sábado (5).  

“Dado que o vírus está aqui e continuará aqui, também precisamos nos preparar para uma quarta aplicação [da vacina contra a COVID-19]”, anunciou o epidemiologista. No entanto, não foi especificado quando a quarta dose deverá ser aplicada na população. 

Continua após a publicidade

Por outro lado, Zarka adiantou que, caso necessária, a próxima dose de reforço deve ser adaptada para melhor proteger contra novas variantes do coronavírus, como a Delta (B.1.671.2).  Anteriormente, o epidemiologista comentou que, no final de 2021 ou no início de 2022, os imunizantes deverão ser especialmente adaptados para proteger contra as variantes em circulação no país.

Vale lembrar que Israel é considerado o primeiro país a oferecer, oficialmente, uma terceira dose contra a COVID-19. No início de agosto, o país começou a oferecer doses de reforço para a população com mais de 60 anos. Agora, a dose extra está disponível para todos os que se imunizaram, desde que tenham completado o esquema vacinal anterior há pelo menos cinco meses.

De acordo com a plataforma de dados Our World in Data, apenas 62,7% da população israelense está completamente imunizada contra a COVID-19, ou seja, recebeu as duas doses de algum imunizante — este levantamento não considera aqueles que retornaram para a terceira dose. Além disso, 5,7% da população aguarda ainda para completar o primeiro esquema vacinal anunciado.

  

Continua após a publicidade

Fonte: Times of Israel e Our World in Data