Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inverno | Existe ordem certa para usar cobertor, edredom e lençol?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Junho de 2022 às 13h41

Link copiado!

Twenty20photos/Envato
Twenty20photos/Envato

Com as noites cada vez mais frias e a chegada do inverno, ter uma boa noite de sono pode ser um desafio e tanto. Às vezes, nem mesmo uma cama aconchegante dá conta de nos aquecer e, muitas vezes, nos perguntamos se existe uma ordem certa para colocar o cobertor (manta), edredom e lençol. Teoricamente, a resposta é sim.

A forma ideal de arrumar a cama para ter uma noite aconchegante é estender, em primeiro lugar, o lençol. Em seguida, deve ser colocado o cobertor e, por último, chega o edredom. Apesar desta ser a melhor recomendação, na prática, a ordem do edredom e do cobertor muda pouca coisa, conforme apontam experimentos.

Continua após a publicidade

Dormir na temperatura certa é importante?

Antes de seguirmos com a explicação sobre a melhor forma de arrumar a cama, vale abrir um parêntese importante: dormir em um ambiente com boa temperatura — nem muito frio e nem muito quente — é uma questão de saúde, segundo a pesquisadora e psicóloga do sono Michelle Drerup.

Isso porque, fora do que o corpo entende como aconchegante, é normal que a qualidade do sono diminua. “Se o seu quarto ficar desconfortavelmente quente ou frio, é mais provável que você acorde”, avisa Drerup, em entrevista para a Cleveland Clinic.

Isso porque a exposição excessiva ao frio está diretamente ligada ao aumento da vigília e à diminuição do sono REM (Movimento Rápido dos Olhos) — que é o estágio em que sonhamos. “A termorregulação é muito importante para manter os estágios restauradores de sono de ondas lentas", explica Drerup. “Estas são as fases em que descansamos mais”, completa.

Continua após a publicidade

Como arrumar a cama no inverno?

Após entender que a temperatura influencia a qualidade do sono, vale contar que lençol, cobertor ou edredom não vão te aquecer. Sim, nenhum destes itens possuí essa capacidade e, caso queira algo assim, será preciso recorrer a um cobertor elétrico, ligado a uma tomada (fonte de energia).

Por ser feito de algodão, a ideia de usar um lençol é para que ele absorva a umidade do corpo e que também funcione como uma camada de higiene, já que não lavamos cobertores e edredons com tanta frequência.

Agora, tanto o cobertor (manta) quanto o edredom criam uma barreira que não deixa o calor do corpo se dissipar (escapar). Isso significa que podem preservar temperaturas mais baixas ou mais quentes, dependendo dos fatores envolvidos. Além disso, ambos mantêm o "ar aprisionado", evitando a convecção, ou seja, a troca do ar quente pelo frio.

Continua após a publicidade

Experimento da cama ideal

Para entender a melhor forma de arrumar a cama, a equipe do Manual do Mundo desenvolveu um experimento, usando duas câmeras térmicas e um boneco que simula o corpo humano. Como era esperado, no primeiro teste, já foi possível identificar que só o lençol não bastaria. Isso porque parte significativa do calar vaza através de suas fibras de algodão.

Com a manta e com o edredom, a capacidade desses materiais em serem isolantes térmicos foi melhor. No entanto, inicialmente, usar um cobertor pode provocar a queda na temperatura. Isso porque, se a coberta está regulada com a temperatura ambiente — e esta está mais fria que o corpo do boneco —, há um choque de temperatura. Com o passar do tempo, o cobertor vai armazenar a temperatura do corpo e manter o ambiente mais quente, só que isso não é imediato.

Continua após a publicidade

Afinal, existe uma ordem ideal para cobertor, edredom e lençol?

Após os inúmeros testes, foi possível concluir que a melhor ordem é, de fato, lençol, cobertor (manta) e edredom. No entanto, o apresentador do canal, Iberê Thenório, explica que "mesmo no melhor isolamento, ainda dá para ver muito calor escapando pela câmera térmica".

Nesse sentido, Thenório afirma que "o resultado não deu praticamente nenhuma diferença" concreta. "Achávamos que essa diferença seria maior, que o edredom por baixo ia ser mais frio", mas a realidade não foi tão vantajosa assim. Então, no fim das contas, você pode arrumar sua cama do jeito que preferir, mesmo no inverno.

Continua após a publicidade

Dicas extras para uma boa noite de sono

Durante os testes, foi verificado também o impacto de uma manta de alumínio, bem fininha. Esta, sim, trouxe uma boa diferença entre as outras opções, e ela pode ser considerada uma opção em dias realmente frios. Outro ponto é investir em edredons preenchidos com materiais mais isolantes, como plumas sintéticas ou naturais.

Se o frio estiver intenso, algumas dicas podem auxiliar a passar uma noite mais aquecido, como o uso de uma bolsa de água quente. Esta é uma boa forma de acrescentar uma fonte extra de calor. O ideal é colocá-la na cama antes de você se deitar. Isso garante que o ambiente já esteja aquecido. Agora, outra dica é se aconchegar em seu parceiro, cachorro ou gato e, em seguida, se cobrir. Esta é uma maneira eficaz de isolar o calor dos corpos combinados e, em pouco tempo, a cama estará realmente aconchegante.

Fonte: Manual do Mundo, No Sleepless Nights e Cleveland Clinic