Hurkle-durkle: saiba se você também é adepto da tendência da preguicinha
Por Nathan Vieira |

Se você é dessses que perde horas assistindo os vídeos inifnitos do TikTok, talvez já esteja por dentro da tendência Hurkle-durkle. A ideia é basicamente permanecer na cama por um curto período de tempo após acordar.
- Qual a diferença entre cansaço, estafa, desânimo, sono e preguiça?
- Os 5 animais mais preguiçosos do mundo
A Sleep Foundation menciona que as pessoas podem fazer hurkle-durkle simplesmente porque querem começar o dia relaxadas e porque não têm nada com que se preocupar. No entanto, fazer a prática todo dia de trabalho porque não se sente pronto para acordar quando o alarme toca, pode ser um sinal de que o sono foi insuficiente.
De acordo com a fundação, pessoas que dormem o suficiente à noite devem se sentir revigoradas e alertas depois de acordar de manhã.
No entanto, a Sleep Foundation ainda não sabe se com certeza se o hurkle-durkling é útil ou prejudicial à saúde. Dois estudos recentes chegaram a conclusões opostas. Um deles, publicado no periódico Journal of Sleep Research, descobriu que cochilar pode reduzir a sonolência matinal.
Enquanto isso, um estudo do Journal of Physiological Anthropology descobriu que apertar o botão soneca faz com que você se sinta cansado por mais tempo pela manhã.
"A falta de sono não é a única razão pela qual uma pessoa pode querer fazer hurkle-durkle de manhã. Embora a depressão possa causar insônia, ela também pode resultar em dormir demais. Distúrbios do sono, desde narcolepsia até apneia do sono, podem causar cansaço matinal", diz a Sleep Foundation.
Problemas de ritmo circadiano
Uma das preocupações é que, no caso de um problema de ritmo circadiano , o hurkle-durkling pode trazer prejuízos.
"A exposição à luz brilhante nas horas da manhã pode ajudá-lo a manter um horário de sono regular para que você se sinta suficientemente cansado à noite para adormecer e acordar sentindo-se revigorado pela manhã. Se você fizer hurkle-durkle por muito tempo, pode perder exposição importante à luz e perpetuar o padrão de cansaço matinal como resultado", diz a equipe da fundação.
A equipe da Ohio State University traz algumas dicas para evitar que o hurkle-durkling se torne destrutivo para a saúde mental:
Boas práticas de hurkle-durkling
As dicas envolvem mesclar essas atividades de autocuidado com outras atividades que lhe tragam prazer ou descanso, ou então limpar uma parte pequena do quarto para ajudá-lo a se sentir produtivo e melhorar o humor.
Estabelecer metas ou planos específicos para o dia para garantir que se tenha uma boa mistura de atividades prazerosas e significativas também pode ajudar os entusiastas do hurkle-durkling.
Leia também:
- Pílula para "preguiçosos" promete simular os efeitos da atividade física
- 8 dicas para melhorar a qualidade do seu sono
VÍDEO | LUZ AZUL atrapalha o SONO?