Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem passa 80 dias comendo carne crua e registra experimento no Instagram

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Fevereiro de 2022 às 09h21

Link copiado!

tycoon101/envato
tycoon101/envato

Um homem chamou a atenção ao criar no Instagram o projeto Raw Meat Experiment, que consiste em uma dieta fora do convencional: 80 dias se alimentando apenas de carne crua. Nos vídeos diários, o criador do experimento aparece comendo até mesmo cérebro bovino cru, ou peixes ainda com escamas.

O responsável pelo experimento conta em seu perfil que a ideia surgiu depois que ele se sentiu mal enquanto seguia uma dieta baseada principalmente em vegetais. “Quando comecei a comer bife e ovos no café da manhã, me senti satisfeito a maior parte do dia e estável. Minha dor começou a desaparecer”, explicou.

Até agora, o homem (que não chegou a revelar a própria identidade) afirma que não sofreu intoxicação alimentar pelo consumo de carne crua, e apesar dos alertas, parece não dar muita atenção à possibilidade de infecção por bactérias, considerando a própria legenda irônica de sua página: "Comer carne crua todos os dias até morrer de bactérias".

Continua após a publicidade

Perigos da carne crua

De fato, as bactérias são as principais preocupações quando se trata do consumo de carne crua. Os especialistas ressaltam que a mais comum é E.coli, que infecta o trato gastrointestinal. A contaminação geralmente é acompanhada por sintomas como dores abdominais, diarreia e febre. A E.coli não causa doença na vaca, mas se os intestinos são cortados durante o abate e o animal tiver o microrganismo, a carne fica comprometida.

O consumo de carne crua também desperta outra preocupação: a toxoplasmose, transmitida geralmente por porcos e carneiros contaminados pelo protozoário Toxoplasma gondii. A infecção traz sintomas gripais e pode causar até mesmo danos ao cérebro, olhos e outros órgãos. Bactérias como a Salmonella sp, o vírus da Hepatite E e parasitas como as tênias também podem infectar quem come carne crua.

Continua após a publicidade

A dieta especial do rapaz do Instagram também conta com outro perigo. De acordo com um estudo publicado na revista científica Human Kinetics Journals, o excesso de proteína (quando ela constitui mais de 35% da ingestão total de energia) pode levar a graves consequências, como o excesso de aminoácidos na corrente sanguínea, náusea, diarreia e até morte.

Fonte: Human Kinetics Journals, MetroIFL Science, On Health