Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem é picado por carrapato e ganha três doenças de uma vez só

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Maio de 2021 às 09h30

Link copiado!

Erik Karits/Unsplash
Erik Karits/Unsplash

Após uma única picada de carrapato, um homem de 70 anos ganhou três doenças diferentes. De acordo com um estudo sobre o caso, o paciente precisou ir ao hospital após apresentar sintomas como febre, náusea, dores nas e inchaço ao redor de um dos tornozelos, e os exames mostraram que ele estava com anemia, trombocitopenia, lesão renal aguda e possível lesão hepática.

O idoso contou aos médicos que, um mês antes de apresentar os sintomas, havia sido picado no tornozelo que estava inchado. Devido ao local em que a picada aconteceu, na região nordeste dos Estados Unidos, durante uma viagem, surgiu a suspeita de que o "ataque" foi de um carrapato, um inseto conhecido por carrear doenças.

Continua após a publicidade

Então, o paciente testou positivo para a doença de Lyme, provocada pela bactéria Borrelia burgdorferi, além de anaplasmose, que surge com a presença da bactéria Anaplasma phagocytophilum, e babesiose, causada pela bactéria Babesia microti. Enquanto a doença de Lyme apresenta muitos sintomas, como náuseas e febre, a anaplasmose e a babesiose causam anemia, trombocitopenia (redução no número de plaquetas) e outros danos aos órgãos.

Os médicos contam que é raro a doença de Lyme aparecer ao mesmo tempo que outra infecção provocada por carrapatos, então não á algo a se preocupar. Além disso, as três doenças são possíveis de serem tratadas com antibióticos, e após três doses de medicamentos, os sintomas do paciente sumiram.

Fonte: Gizmodo