Histórias de abdução por alienígenas são apenas sonhos lúcidos, diz estudo

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 19 de Julho de 2021 às 12h25
MaddiesCreation/Unsplash

Você já deve ter ouvido falar em pessoas que dizem ter sido abduzidas por extraterrestres durante a noite, contando o possível acontecido com detalhes e certeza. Agora, cientistas dizem que esses relatos podem ser o resultado de sonhos lúcidos, o que acontece quando a pessoa está parcialmente acordada e parcialmente dormindo.

Nos sonhos lúcidos, segundo pesquisadores, é possível controlar o sonho durante uma noite de sono, o que justificaria essas histórias. Em muitas declarações de abduções, as pessoas relatam sentimento de terror e paralisia, e no século XIX cientistas russos chegaram a pensar que esses sonhos poderiam trazer respostas sobre a vida extraterrestre.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016, porém, cerca de 55% das pessoas irão experienciar o sonho lúcido ao menos uma vez na vida, enquanto 23% das pessoas têm sonhos lúcidos, pelo menos, uma vez por mês. Já no estudo mais recente, cientistas do Phase Research Center, de Moscou, na Rússia, fizeram experimentos com 152 adultos que se autoidentificavam como "sonhadores lúcidos".

Imagem: Brooke Denevan/Unsplash

Na pesquisa, eles foram instruídos a encontrar ou invocar OVNIs ou alienígenas durante os sonhos lúcidos. Então, os cientistas descobriram que 114 dos pacientes voluntários relataram ter sonhado algum tipo de interação, com 61% deles descrevendo os encontros "de outro mundo" semelhante ao que se vê no cinema. Por outro lado, 19% deles disseram ter encontros como se os ETs fossem pessoas comuns.

Mais detalhes

Uma das participantes, no entanto, conseguiu detalhar melhor as suas visões durante o sonho lúcido. Ela relata ter visto um "homenzinho" de pele azul, cabeças maiores que o normal, além de olhos grandes e esbugalhados. A voluntária ainda continua, dizendo que foi convidada pelo alienígena a entrar na sua nave espacial. "Fui cegada por uma luz muito forte, como a de um holofote", conta a participante, dizendo ter perdido a visão e sentido tontura. 

Outro participante diz ter sonhado que estava deitado na cama e se sentiu sendo carregado para algum lugar, e acabou em outro cômodo da casa vendo uma silhueta branca que se aproximou do seu peito e começou a fazer algo dentro dele com instrumentos, ou seja, uma cirurgia.

Imagem: Albert Antony/Unsplash

O estudo mostrou ainda que em 26% dos encontros os participantes relataram conversas, em 12% conversaram e interagiram fisicamente com os aliens e, além disso, OVNIs apareceram em 28% dos encontros e 10% afirmaram que foram guiados para dentro das naves espaciais. Entre os participantes do estudo que descreveram seus encontros como realistas, 24% também relataram medo intenso e paralisia do sono.

Os pesquisadores dizem que os sentimentos de paralisia, medo e impotência podem ser tão intensos e poderosos que causam confusão entre o que é um sonho e o que é a vida real. Com isso, é possível entender como as pessoas com relatos de contato alienígena acreditam fielmente no que aconteceu. Para eles, as abduções foram reais, só não conseguem explicar como.

Você pode conferir o estudo neste link.

Fonte: LiveScience

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.