Publicidade

O que acontece com o cérebro quando estamos dormindo?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Julho de 2021 às 15h45

Link copiado!

 korneevamaha/envato
korneevamaha/envato

Já parou para pensar no que o cérebro faz enquanto dormimos? Usando uma abordagem de inteligência artificial capaz de decodificar a atividade cerebral durante o sono, cientistas da Universidade de Genebra (UNIGE), na Suíça, tentaram responder a essa questão.

Ao combinar imagens de ressonância magnética funcional e eletroencefalografia, a equipe descobriu que o trabalho de separar as milhares de informações processadas durante o dia ocorre durante o sono. De fato, neste momento, o cérebro, que não recebe mais estímulos externos, pode avaliar todas essas memórias para reter apenas as mais úteis.

Para isso, o cérebro estabelece um "diálogo interno" entre suas diferentes regiões. Além disso, associar uma recompensa a uma informação específica estimula o cérebro a memorizá-la a longo prazo.

Continua após a publicidade

"Para descobrir quais regiões do cérebro são ativadas durante o sono e para decifrar como essas regiões nos permitem consolidar nossa memória, desenvolvemos um decodificador capaz de decifrar a atividade do cérebro no sono", explica a autora do estudo, Virginie Sterpenich, pesquisadora da Faculdade de Medicina da UNIGE.

Segundo os pesquisadores, durante o sono, o hipocampo (uma estrutura do lobo temporal que armazena traços temporários de eventos recentes) envia de volta ao córtex cerebral as informações que armazenou durante o dia. Você pode conferir o estudo completo aqui.