Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Guia para o tratamento da covid-19 indica quais remédios devem ser usados

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Fevereiro de 2023 às 13h51

Link copiado!

Vladans/Envato
Vladans/Envato

Para uniformizar o tratamento da covid-19 no Brasil e desmistificar supostas terapias — sem evidências científicas —, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Panamericana de Infectologia (API) desenvolveram um Guia para o controle da infecções pelo coronavírus SARS-CoV-2, incluindo protocolos e remédios para casos leves, moderados e graves.

O lançamento do Guia para o tratamento da covid-19 foi anunciado na última sexta-feira (3), mas ainda deve ser publicado, de forma integral, na revista científica Annals of Clinical Microbiology and Antimicrobials — referência na área da infectologia. No total, 18 médicos e cientistas latino-americanos, incluindo os brasileiros, atuaram no desenvolvimento do material.

Com a iniciativa, "nosso objetivo é fornecer informações consistentes, com a medicina baseada em evidências, para que os médicos possam aplicar, com propriedade, em todas as etapas de conduta para a covid-19", pontua Alexandre Naime Barbosa, infectologista e vice-presidente da SBI, em comunicado.

Continua após a publicidade

Como foi feito o Guia para o tratamento da covid-19?

Na elaboração do Guia, a equipe de cientistas analisou, inicialmente, mais de mil artigos científicos que discutiam intervenções para o tratamento da covid-19. Estes estudos passaram por avaliação, em um processo que levou mais de um ano, além de revisão sistemática com metanálise.

“Monitoramos de perto o nível de evidência dos medicamentos em cada uma das fases da covid-19 e propomos a recomendação da droga adequada nos mais diferentes quadros clínicos", detalha Barbosa.

Também foram considerados, no levantamento, diferentes perfis entre os pacientes beneficiados pelos remédios contra a covid-19, como crianças, imunocomprometidos, gestantes, oncológicos e soropositivos,

Continua após a publicidade

Quais remédios são recomendados contra a covid-19?

O Guia completo ainda deve ser publicado, mas os responsáveis pelo desenvolvimento adiantaram alguns pontos. Como já demonstrado por outros estudos científicos, ivermectina e hidroxicloroquina não são indicadas contra covid-19.

Por outro lado, a equipe identificou os benefícios do antiviral remdesevir tanto nos dias iniciais da infecção pelo coronavírus quanto em pacientes que já estão em estado grave. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza o seu uso em bebês e crianças, além dos adultos.

Continua após a publicidade

Aqui, cabe destacar que será publicada apenas a primeira versão do Guia. Como se propõe a ser um material de orientação, deverá ser atualizado regularmente, conforme novas evidências científicas são obtidas no uso de medicações contra a covid-19.