Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GTC 2020 | Nvidia apresenta novas soluções em saúde no combate à COVID-19

Por| 15 de Maio de 2020 às 14h40

Link copiado!

Divulgação: Nvidia
Divulgação: Nvidia

A Nvidia apresentou, na última quinta-feira (14), uma expansão da sua plataforma de saúde Clara, trazendo mais performance para ajudar a comunidade médica no rastreamento, testes e tratamento da COVID-19.

De acordo com a companhia, a plataforma combina inteligência artificial com computação acelerada para auxiliar pesquisadores médicos, fornecedores de soluções tecnológicas e hospitais a enfrentarem a pandemia de forma mais agilizada.

A plataforma Clara agora oferece as seguintes possibilidades:

  • Recorde de velocidade no sequenciamento genômico - Com o Clara Parabricks, software de genômica computacional, pesquisadores da COVID-19 conseguem analisar a sequência de DNA do genoma em menos de 20 minutos. Está disponível gratuitamente através de uma licença gratuita de 90 dias;
  • Detecção de doenças com modelos de IA - Modelos de inteligência artificial desenvolvidos junto aos Institutos Nacionais de Saúde para ajudar pesquisadores no estudo da gravidade da COVID-19. A análise é feita com base em tomografias computadorizadas do tórax, permitindo também o desenvolvimento de novas ferramentas pelo compreender, medir e detectar infecções com mais eficiência;
  • Clara Guardian para hospitais inteligentes - A plataforma Clara Guardian usa tecnologias de análise inteligente de vídeo e reconhecimento de fala automático, criadas para que uma nova geração de hospitais inteligentes possam fazer o monitoramento de sinais vitais, limitando a exposição dos médicos e enfermeiros ao vírus.
Continua após a publicidade

A vice-presidente de saúde da Nvidia, Kimberly Powell, contou que nunca antes houve a necessidade de aplicar o melhor da tecnologia de inteligência artificial e aceleração computacional em todas as áreas médicas, e que os efeitos serão sentidos de forma abrangente até muito depois da pandemia.

"A pandemia da COVID-19 tem sobrecarregado a colaboração com a tecnologia, pesquisa e indústria de saúde no desenvolvimento de novas soluções de computação que podem acelerar o entendimento do contágio, escala e severidade da doença", explica.

Recorde

Continua após a publicidade

O software Clara Parabricks, executando o recém-anunciado GPU A100, conseguiu alcançar um recorde na análise de sequenciamento do DNA de todo o genoma do novo coronavírus, finalizando o processo em apenas 20 minutos. A Nvidia também apresentou pipelines de sequenciamento de RNA acelerados por GPU que mostra resultados em menos de duas horas, fazendo com que pesquisas de informações críticas sobre a suscetibilidade do paciente com a doença, além do seu progresso e resposta ao tratamento.

"O tempo é crítico no trabalho que executamos", diz Glen Otero, vice-presidente de computação científica no instituto de pesquisa genômica Translational Genomics Research Institute. "O Clara Parabricks sestá sendo alavancado por pesquisadores no Centro de Distúrbios Raros da Infância para determinar quais são as terapias mais eficazes para cada paciente, atingindo o nosso objetivo de entregar resultados no mesmo dia", afirma.

Com a aceleração da análise genômica, segundo a companhia, é possível criar maiores conjuntos de dados, como no programa de genoma populacional recém-anunciado pelo Departamento de Saúde de Abu Dhabi, por exemplo. Lá, os pesquisadores estão usando o supercomputador Artemis do Group 42 equipado com sistemas DGX da Nvidia e com o Clara Parabricks, criando uma referência representativa de genoma específico para cidadãos dos Emirados Árabes Unidos, incorporando ainda a análise genômica em um programa para melhorar o atendimento clínico.

Tudo isso ainda conta com a parceria da DNAnexus, plataforma de nuvem corporativa de genômica para prover, executar e retornar resultados.

Continua após a publicidade

Novos modelos de inteligência artificial para detectar a COVID-19

A Nvidia anunciou também o lançamento de um conjunto de modelos de IA para ajudar pesquisadores no estudo de pacientes infectados pelo novo coronavírus, fazendo a análise através de dados de tomografias computadorizadas. Os modelos já estão disponíveis na versão mais recente do Clara Imaging no hub de softwares NGC.

Estes modelos, de acordo com a companhia, foram desenvolvidos em conjunto com a equipe de pesquisa aplicada, médicos e cientistas de dados dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), usando a estrutura de aplicações do Clara para imagens médicas. Os dados usados na criação dos modelos vieram de localizações com grandes taxas de contaminação, como China, Estados Unidos, Japão e Itália.

Continua após a publicidade

A Nvidia ainda está desenvolvendo uma nova iniciativa multinacional de aprendizagem da COVID-19, liderada pela própria companhia ao lado da Mass General Brigham, para expandir os modelos de IA da doença para imagens de raio-x, permitindo a adaptação local sem compartilhar nenhum dado de paciente, protegendo assim a privacidade individual.

Ajuda na linha de frente

A empresa anunciou ainda soluções para a equipe médica que vem atuando na linha de frente contra a COVID-19, com uma nova estrutura de aplicativos Clara Guardian criticamente necessários que permite o uso da inteligência artificial na segurança pública hospitalar e monitoramento de paciente, transformando sensores tradicionais, usados no dia a dia, em sensores inteligentes.

Continua após a publicidade

Entre os casos críticos que necessitam desta estrutura estão a triagem automatizada da temperatura do corpo, detecção de máscaras de proteção, distância social segura e monitoramento remoto do paciente.